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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119566
Title: 
Do direito a ternura a literatura de autoajuda: um estudo sobre a identidade do professor em sua dimensão (sócio-) afetiva
Author(s): 
Lana, Fernanda Salles
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Sponsorship: 
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Abstract: 
Este trabalho teve como objetivos averiguar nas políticas públicas de formação de professores como a dimensão (sócio-) afetiva vem sendo tratada nas propostas de formação docente; identificar a literatura de autoajuda no cotidiano docente e analisar os elementos que constituem a dimensão (sócio-) afetiva da identidade do professor. Optou-se, como procedimento metodológico, pela pesquisa qualitativa, tendo como técnicas de coleta de dados a análise documental e a entrevista semiestruturada visando conhecer a realidade do professor no que se refere à literatura de autoajuda e à dimensão (sócio-)afetiva. Os participantes desse estudo foram 10 professores de educação básica da rede de ensino pública. No tratamento dos dados foi utilizada a análise de conteúdo. Entre os resultados encontrados observou-se que em relação a fonte documental: (a) a Resolução CNE/CP nº1/2006, trata da dimensão (sócio-)afetiva, porém a mesma é pouco considerada e explorada no documento. No que tange as entrevistas, (b) a literatura de autoajuda está presente no cotidiano docente, contribuindo de diversas maneiras, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional, podendo se questionar esse posicionamento; (c) os elementos que constituem a dimensão (sócio-) afetiva da identidade do professor compreendem: contexto escolar, conhecimento do conteúdo, conhecimento didático, consciência vocacional, dimensões ética e morais, compromisso emocional, paixão pelo ensino, amor, articulação entre a vida e o trabalho, dimensão da experiência, relações interpessoais. Concluiu-se que a dimensão (sócio-)afetiva da identidade docente está relacionada ao gostar da profissão, ser apaixonado por ela, ter uma consciência vocacional (dom, sacerdócio). Neste horizonte não se pode ignorar que o objeto do trabalho docente são os seres humanos. Portanto, os saberes dos professores carregam as marcas do ser humano, existindo primeiro por si mesmos...
Issue Date: 
2014
Citation: 
LANA, Fernanda Salles. Do direito a ternura a literatura de autoajuda: um estudo sobre a identidade do professor em sua dimensão (sócio-) afetiva. 2014. 71 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2014.
Time Duration: 
71 f.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Professores - Formação
  • Identidade (Psicologia)
  • Identidade profissional
  • Autoajuda
  • Politicas publicas
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/119566
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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