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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119850
Title: 
Proposta de traçado de alcoolduto ligando a hidrovia Tietê Paraná à refinaria do planalto paulista com uso de avaliação multicritérios e geotecnologias
Author(s): 
Martinho, Victor Bassetti
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
  • From the beginning of the century, with the advent of the flex fuel car, successor fluctuations in oil prices and the rise of awareness of the impending shortage of fossil fuels, the alcohol sector begins to reappear in the panorama of national economy making Brasill reaches the point of becoming a leading exporter of this product. Ethanol assumed the role of such importance in Brazilian exports, which Petrobras through the Growth Acceleration Program (PAC) has made investments in the Brazilian pipeline network to better ensure the production of ethanol to major ports. The means of transport in pipelines are safe and inexpensive, but require careful evaluation in its implementation, they may lead to negative social and environmental impacts. Thus, the purpose of this project is to propose the best route for an ethanol pipeline connectin the Tietê-Paraná, leaving the municipality of Santa Maria da Serra (SP), to the Planalto Paulista Refinery (REPLAN), located in Paulinia (SP), belonging to the passage of ethanol export corridor, currently under revelopment. The technique used for the development of the stroke is the association of multicriteria evaluation, the geographical information system (SIG) and geotechnologies. This study presented three possible layouts for the ethanol pipeline, highlighting the best option, in addition, demonstrated the suitability of the area to receive projects of similar nature to a pipeline
  • A partir do início do século XXI, com o advento do carro flex-fuel, das sucessíveis flutuações no preço do petróleo e do surgimento da consciência da iminente escassez dos combustíveis fósseis, o setor sucroalcooleiro começa a reaparecer dentro do panorama da economia nacional e chega ao ponto do Brasil tornar-se um dos principais exportadores deste produto. O etanol assumiu papel de tamanha importância nas exportações brasileiras, que a Petrobrás através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) efetuou investimentos na malha dutoviária brasileira para melhor escoar a produção de etanol brasileiro para os principais portos nacionais. As dutovias são meios de transporte seguros e baratos, mas que necessitam de criteriosas avaliações em sua implantação, pois podem acarretar impactos socioambientais negativos. Dessa maneira, o objetivo deste trabalho é propor o melhor traçado para um alcoolduto ligando a Hidrovia Tietê-Paraná, saindo do município de Santa Maria da Serra (SP), à Refinaria do Planalto Paulista (REPLAN), localizada no município de Paulínia (SP), trecho pertencente ao corredor de exportação de etanol, atualmente em desenvolvimento. A técnica utilizada para o desenvolvimento do traçado é a associação da Avaliação Multicritérios, o sistema de ingormações geográficas (SIG) e geotecnologias. Este estudo apresentou três possíveis alternativas de traçado para o alcoolduto destacando a melhor opção, além disso, demonstrou a aptidão da área para receber obras de natureza similar a uma dutovia
Issue Date: 
2011
Citation: 
MARTINHO, Victor Bassetti. Proposta de traçado de alcoolduto ligando a hidrovia Tietê Paraná à refinaria do planalto paulista com uso de avaliação multicritérios e geotecnologias. 2011. 66 f. Trabalho de conclusão de curso (Engenharia Ambiental) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011.
Time Duration: 
66 f.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Álcool como combustível
  • Álcool - Transporte
  • Geografia física - Aspectos ambientais
  • Geoprocessamento
  • Sistemas de informação geografica
  • Santa Maria da Serra (SP)
  • Paulinia (SP)
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/119850
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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