Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119899
Título: 
Ecologia, cultura do consumo e juventude
Autor(es): 
Matsubara, André Takeshi
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Resumo: 
Neste estudo desenvolvemos algumas reflexões sobre possíveis relações entre ecologia, cultura do consumo e juventude. Partimos da hipótese de que a juventude, estando mais vulnerável às investidas do mercado, em uma sociedade marcada pelo “hiperconsumo”, se encontra em frágeis condições para a formação de atitudes mais saudáveis nas relações com o seu ambiente compreendido nas dimensões física, grupal e da própria subjetividade. As relações entre ecologia, cultura de consumo e juventude são estudadas por meio da coleta dos sentidos produzidos por adolescentes e jovens que se configuram nas chamadas “tribos urbanas”, tais como se expressam em letras de músicas e em discursos colocados em circulação na rede internacional de comunicação. Trazemos para o conjunto de nossas reflexões algumas letras de músicas de grande sucesso compartilhadas entre a juventude, especificamente aquelas intituladas “emocore” ou “hardcore emocional”, que configuram um estilo de grupo em seu viver urbano. Rastreamos nas músicas as marcas de um estilo de vida em suas conexões com modos de consumo e com arranjos de sentidos no dinâmico movimento da cultura. Também colocamos em evidência um conjunto de falas que nos permitem identificar outras marcas de relações entre o jeito de ser jovem e as possíveis buscas de soluções para problemas existenciais por meio da composição de modos de consumo. Deste modo, a abordagem da ecologia sustenta a instituição de um ambiente cultural em que acertos de convívios estabelecidos no interior de um determinado grupo implicam em formas de consumo.
Data de publicação: 
2009
Citação: 
MATSUBARA, André Takeshi. Ecologia, cultura do consumo e juventude. 2009. 65 f. Trabalho de conclusão de curso (Ecologia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.
Duração: 
65 f.
Publicador: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Palavras-chaves: 
  • Ecologia
  • Consumismo
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/119899
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.