Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119940
- Title:
- Arvore dos sonhos: uma metodologia de planejamento participativo
- Mello, Raísa Donatelli Veríssimo de
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- O presente trabalho tem como objetivo desenvolver e avaliar a aplicação da oficina de futuro “Árvore dos sonhos” com os alunos de uma escola estadual, localizada em um bairro periférico na cidade de Botucatu, e identificar os temas geradores, as necessidades e as motivações sobre o aprendizado na escola, para o desenvolvimento de propostas de um projeto interdisciplinar relacionado à melhoria do ambiente escolar. Para Doll(1997) um currículo construtivo é aquele que emerge da ação e interação dos participantes. Hernandez (1998) afirmou que o papel do currículo integrado é educar para compreender e que interpretar é manifestar explicitamente a compreensão. Professores e coordenadores, geralmente, tem dificuldade em planejar e realizar trabalhos articulados, com isto poucos estudantes são capazes de vislumbrar a integração dos conteúdos vistos nas diferentes disciplinas, esta situação é constatada na realidade de muitas escolas brasileiras, que vêem buscando alternativas que contribuam para superar alguns dos obstáculos relacionados ao processo de ensino e de aprendizado. A atividade de construção da árvore dos sonhos foi proposta ao Ensino Médio para sensibilizar os alunos, para que pudessem se expressar, através de uma atividade interativa envolvendo a participação coletiva da turma. Cada sala foi responsável pela elaboração da idéia, construção, finalização, exposição dos sonhos e preservação da sua árvore dentro da sala de aula. Em algumas salas os temas geraram polêmicas e indignações diante da situação atual na escola, em outras não houve muito envolvimento dos alunos em virtude do sentimento de impotência, desmotivação e fracasso diante dos problemas dificultando a emergência de processos de mobilização que promovam em mudanças. Os sonhos e propostas escolhidos pelos alunos foram levados ao HTPC, para que em conjunto com o corpo docente, coordenadores da escola e a DE (Diretoria ...
- 2012
- MELLO, Raísa Donatelli Veríssimo de. Arvore dos sonhos: uma metodologia de planejamento participativo. 2012. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusao de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Botucatu, 2012.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Educação
- Ensino médio
- Escolas públicas
- Planejamento participativo
- Analise de interação em educação
- Professores e alunos
- Education
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/119940
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.