You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119987
Title: 
A concepção pedagógica de um professor de Educação Física escolar: a história de vida como meio de compreensão
Author(s): 
Milani, Amanda Gabriele
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
A história da Educação Física Escolar (EFE) apresenta diversas questões que são interessantes de serem estudadas. Para compreensão do quadro atual dessa disciplina na escola é relevante analisar a sua história, pois esse quadro é conseqüência dos fatos passados. Na tentativa de atender o objetivo do trabalho o recorte feito foi a partir dos pontos relacionados com professor de Educação Física. Deste modo parte-se da formação inicial desse profissional, considerando que no Brasil são oferecidos dois tipos de formação, as ocorridas no modelo tradicional-esportivista e as que apresentam um currículo com caráter técnico científico. Acredita-se a formação inicial contribuí na constituição da concepção pedagógica do profissional em formação, porém não se pode desprezar as suas experiências anteriores essa formação e nem as experiências vividas no mercado de trabalho. Contudo o objetivo do trabalho é: a) identificar a concepção pedagógica de um professor de Educação Física Escolar e b) identificar quais foram os fatores determinantes para se chegar a essa concepção. Para realização da pesquisa utilizou-se a metodologia qualitativa do gênero história de vida. Essa metodologia permite a entrada no campo subjetivo das pessoas, uma vez que ela trabalha com as experiências dessas, nesse caso não há tanto um roteiro factual, porque as narrativas se fazem por meio de impressões, sentimentos e sonhos, o colaborador é objeto central do estudo, que nesse caso será um professor. A seleção do sujeito se fez com a utilização do critério do professor colaborador ser formado em uma Instituição de Ensino Superior Pública e estar atuando na rede de ensino, mas as características pessoais do professor que são bastante peculiares também... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Issue Date: 
2010
Citation: 
MILANI, Amanda Gabriele. A concepção pedagógica de um professor de Educação Física escolar: a história de vida como meio de compreensão. 2010. 74 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.
Time Duration: 
74 f.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Educação física - Estudo e ensino
  • Escolas - Exercicios e jogos
  • Educação física - Professores - Concepção pedagógica
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/119987
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.