Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119994
- Title:
- As relações entre desenho infantil e cultura
- Minucci, Sônia Conceição Devidé
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- As diferenças de desenho infantil entre os gêneros feminino e masculino têm se tornado um instigante tema de pesquisa educacional nos últimos anos entre os pesquisadores da área, buscando maior aprofundamento, conhecimento das técnicas e das formas como têm sido concebidas as produções infantis através dos anos, levando em conta o contexto diverso em que se situam tais produções. Pretendeu-se, por meio de pesquisa bibliográfica, buscar dados relevantes que pudessem orientar o aprofundamento das relações entre desenho infantil e cultura. O estudo do desenho infantil tem sido explorado por teóricos, e, a partir de informações já coletadas pela produção acadêmica existente, pretendeu-se acrescentar novas formas de observação e elucidação das produções infantis, analisandoas sob o viés da cultura. Um dos principais objetivos foi o de verificar, como tais produções vêm se desenvolvendo através da história, tendo em perspectiva a análise dos elementos cotidianos da vida da criança nessas produções, analisando inclusive, se a mídia atua de alguma forma sobre a produção dos desenhos e/ou se a produção infantil é direcionada pelos adultos do contexto ao qual a criança se insere. Por meio desta pesquisa foi possível verificar como a questão do gênero influencia as produções dos desenhos infantis
- 2012
- MINUCCI, Sônia Conceição Devidé. As relações entre desenho infantil e cultura. 2012. 63 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.
- 63 f.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Educação
- Arte e educação
- Desenho infantil
- Cultura
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/119994
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.