Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120050
- Title:
- Musicalização infantil: uma reflexão sobre o processo de formação de professores
- Moraes, Joseano Moncaio
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Neste trabalho socializo resultados produzidos a partir de uma proposta de pesquisa e intervenção desenvolvida com professoras do Ensino Fundamental I de uma escola pública do interior do estado de São Paulo. Fui coordenador de um curso de musicalização desenvolvido em dez encontros no contexto do HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo), e que ofereceu subsídios para a atuação dessas professoras em sala de aula. Assim, por meio de uma abordagem qualitativa, seguindo a metodologia de pesquisa de orientação sócio histórica, na qual o pesquisador e o pesquisado aprendem juntos “produzindo sentidos dos eventos observados” (FREITAS, 2003, p. 31), busquei refletir sobre a importância do processo formativo na área musical de professoras do Ensino Fundamental I, através da reflexão sobre a experiência formativa dessas professoras com as quais pesquisei. Os dados produzidos analisados no presente trabalho são falas e escritas das professoras coletadas no terceiro e no último encontro, respectivamente, na busca por compreender a potencialidade dos encontros para repensar na concepção de música e musicalização dos professores
- 2014
- MORAES, Joseano Moncaio. Musicalização infantil: uma reflexão sobre o processo de formação de professores. 2014. 61 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2014.
- 61 f.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Professores - Formação
- Musica - Instrução e estudo
- Educação de crianças
- Musica na educação
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/120050
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.