You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120199
Title: 
A origem da vida: por entre estudos e saberes escolares
Author(s): 
Nogueira Júnior, Gilmar
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
Este trabalho foi proposto baseado na relevância do tema a origem da vida para uma nova abordagem de sala de aula de forma que os alunos poderiam estar mais perto da proposta de entender como funciona a ciência e de forma que o aprendizado pode ser diferenciado para a aprendizagem comum. As ciências biológicas passaram por muito tempo a mercê de teorias de que a origem da vida era algo natural do nosso planeta, ou seja, a origem de um novo ser sem ter vindo a partir de outro. No entanto com vários experimentos com destaque ao de Oparin, já com o conhecimento de microorganismo, se provou que a origem da vida não surgia tão facilmente como se esperava. A partir da quebra desse paradigma houve um crescente desenvolvimento de experimentos que comprovaram que vários compostos importantes para a vida se formaria naturalmente numa Terra primitiva. No entanto há muita controversa de como a vida de fato teria surgido, dividindo opiniões de forma que a apresentação de uma gama de possibilidades para origem da vida é a melhor forma de apresentar um tema com teorias não comprovadas ou contestadas. “O CADERNO DO ALUNO” E O “CADERNO DO PROFESSOR” ambos de biologia, fazem luz uma grande possibilidade de desenvolvimento de uma aula que foge a do cotidiano, com discussões e possibilidade de se conhecer a ciência. Entretanto, verificou-se que a falta de conhecimento prévio pode ser um empecilho para uma discussão apurada e que se deve tomar cuidado nessa discussão para não ferir a concepção de cada aluno. Muito do se pede no Currículo do Estado de São Paulo para o professor desenvolver também contempla uma grande possibilidade de desenvolvimento do tema com foco em saídas do campo, prática e envolvimento com toda a escola de forma que o tema poderia ser eficaz de maneira diferencial de um tema proposto para o terceiro ano do ensino médio. As aulas do tema descritas mostram a importância de um número maior de educadores ser...
Issue Date: 
2014
Citation: 
NOGUEIRA JÚNIOR, Gilmar. A origem da vida: por entre estudos e saberes escolares. 2014. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2014.
Time Duration: 
36 f.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Evolução (Biologia)
  • Vida - Origem
  • Biologia - Estudo e ensino
  • Pratica de ensino
  • Professores - Formação
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/120199
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.