Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120280
- Title:
- Os professores e o consumo de projetos que chegam à escola: o caso do Projeto Lego Education
- Oliveira, Janaina Ramão de
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- O estudo proposto focaliza o modo como os professores recebem, consomem e se apropriam de projetos educativos que são implementados nas escolas de ensino fundamental. Trata-se de um estudo de caso que focaliza a implementação, iniciada em 2008, do Projeto Lego Education em escolas de uma rede municipal de ensino no interior paulista. A implementação do referido projeto insere-se em um contexto mais amplo marcado pelo crescimento de um “rentável mercado formativo” (Nóvoa, 1999) entre nós atualmente. Diante desse contexto, surge uma questão: Como foi, para os professores daquela rede de ensino, a inserção do Projeto Lego Education em seu trabalho docente e como os mesmos lidam com o projeto atualmente? Para tentar responder a essa questão o presente estudo foi realizado com os professores que foram capacitados e atuaram na implementação do projeto, a partir de entrevistas semi-estruturadas e observações. Objetivou-se investigar como o referido projeto foi apropriado (de Certeau, 1994) pelos professores na sua implementação e como os mesmos percebem o projeto atualmente. Pretendeu-se identificar, assim, maneiras pelas quais os professores relacionam-se com materiais didáticos, livros/guias do professor e cursos de capacitação docente ligados ao Projeto Lego Education, procurando caracterizar as maneiras como os mesmos se apropriam e consomem (de Certeau, 1994) tais produtos que lhes são dirigidos. Nesse estudo foi realizada também a análise de documentos relacionados ao Projeto Lego Education (sites das empresas envolvidas, manuais e revistas, entre outros materiais), focando em como esses materiais se referem ao professor e sua prática em sala de aula. A inserção nas escolas públicas de projetos que, como o LEGO, são provenientes de empresas privadas, aponta... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
- 2010
- OLIVEIRA, Janaina Ramão de. Os professores e o consumo de projetos que chegam à escola: o caso do Projeto Lego Education. 2010. 125 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.
- 125 f.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Metodo de projeto no ensino
- Professores - Formação
- Empresas - Projetos
- Escolas públicas
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/120280
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.