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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120319
Title: 
As estratégias governamentais frente à empregabilidade de jovens e adultos: investigando os meandros da relação educação e trabalho
Author(s): 
Oliveira, Sandra Gomes de
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
  • This conclusion of course work aims to investigate the city of Limerick / SP, in order to question whether there are and what public policies developed by local, if there are training places for young people and targeting the job market or even partnerships between the city and local businesses seeking to supply the concrete conditions of preparation and targeting young people for the labor market. All changes in education accompanied the need to provide skilled labor to contribute to the country's economic development. The work is divided into several chapters. The first chapter is about the whole historical development of professional education in Brazil and new challenges. The second chapter discusses the reality of the world of work changes and their consequences, and the issue of working children and adolescents. The third chapter is about the difficulty of insertion of the poor youth in the current job market. The fourth chapter presents the city of Limerick to the needs of professional schools to meet the large number of trades and industries, which are currently listed by the educational institutions of the city and programs signed between the Municipal bodies and institutions such as SENAC (National Service of Commercial Learning) and Senai (National Service of Industrial Learning). The fifth chapter presents an interview with the CAMPL the city of Limerick, whose goal and give professional training to teens to get the first employee. Readings were taken from several authors who treat on the subject
  • O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo investigar o município de Limeira/SP, no sentido de questionar se há e quais as políticas públicas desenvolvidas pelo poder local, se há postos de formação e direcionamento de jovens para o mercado de trabalho ou mesmo parceiras entre a prefeitura e empresas locais visando fornecer condições concretas de preparação e direcionamento de jovens para o mercado de trabalho. Todas as mudanças na Educação acompanharam a necessidade de se oferecer mão-de-obra qualificada para contribuírem com o desenvolvimento econômico do país. O Trabalho está dividido em alguns capítulos. O primeiro capítulo trata a respeito de todo o desenvolvimento histórico da Educação Profissional no Brasil e os novos desafios atuais. O segundo capítulo aborda a realidade do mundo de trabalho em suas transformações e consequências, e a questão do trabalho da criança e do adolescente. O terceiro capítulo trata a respeito da dificuldade de inserção da juventude pobre no atual mercado de trabalho. O quarto capítulo apresenta a cidade de Limeira em relação às necessidades de escolas profissionalizantes para atender ao grande número de comércios e indústrias, momento pela qual são mencionadas as instituições de ensino da cidade e também os programas firmados entre os órgãos da Prefeitura Municipal e instituições tais como o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). O quinto capítulo apresenta uma entrevista realizada junto ao CAMPL da cidade de Limeira, cujo objetivo e dar qualificação profissional aos adolescentes para conseguirem o primeiro empregado. Foram realizadas leituras de diversos autores que tratam sobre o tema
Issue Date: 
2012
Citation: 
OLIVEIRA, Sandra Gomes de. As estratégias governamentais frente à empregabilidade de jovens e adultos: investigando os meandros da relação educação e trabalho. 2012. 54 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.
Time Duration: 
54 f.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Mercado de trabalho
  • Educação
  • Formação profissional
  • Politicas publicas
  • Ensino profissional
  • Ensino tecnico
  • Limeira (SP)
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/120319
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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