You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120385
Title: 
Ditado - Um estudo sobre a evolução da escrita de crianças de um segundo ano do ensino fundamental
Author(s): 
Pagotto, Karana Roberta
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
Esta pesquisa de abordagem qualitativa busca informações em diferentes tipos de materiais que não receberam, ainda, nenhum trato científico (OLIVEIRA, 2007), como é o caso específico dos ditados dos alunos. Originou-se no Projeto Bolsa Escola Pública e Universidade na Alfabetização, criado pela Secretária da Educação do Estado de São Paulo, do qual participei como aluna-pesquisadora no ano de 2009. O objetivo principal foi o de averiguar se houve evolução da escrita, em ditados de 23 crianças de um segundo ano do ensino fundamental e, quando houve, se ela foi diferente entre os grupos de palavras constituídas de sílabas simples e complexas. Os ditados analisados constituíam-se de palavras e, em algumas ocasiões, também de frases e foram aplicados pela professora da sala em cinco períodos diferentes do ano letivo: março, abril e junho – primeiro semestre; setembro e novembro – segundo semestre. Os alunos apresentaram diferentes níveis de construção de aprendizagem da escrita entre si e, para caracterizá-los, durante a sua evolução, utilizei os níveis de evolução da escrita de Ferreiro e Teberosky (1999). A pesquisa apresenta relevância, não só ao questionar o uso, ainda hoje, do ditado em sala de aula, como uma prática para avaliar a evolução da escrita da criança, no início do processo de alfabetização, ou como uma prática mecânica, utilizada pelos educadores por ser um tanto cômodo, mas também, ao estabelecer, pelo trabalho do aluno-pesquisador, a relação entre a teoria e a prática, resultando em uma visão mais abrangente da sala de aula, do cotidiano escolar e do processo de alfabetização. Os resultados mostraram que o ditado pode ser utilizado em sala de aula pela professora como um meio para analisar... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Issue Date: 
2010
Citation: 
PAGOTTO, Karana Roberta. Ditado - Um estudo sobre a evolução da escrita de crianças de um segundo ano do ensino fundamental. 2010. 86 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.
Time Duration: 
86 f.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Alfabetização
  • Crianças - Capacidade de aprendizagem
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/120385
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.