You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120546
Title: 
Relações e empreendedorismo: o desafio da construção do plano de negócios
Author(s): 
Pessa, Cristiane Aparecida
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
  • The Project presents as main subject the relationship between entrepreneurship and the Public Relations professional. In the entrepreneurship, business plan is stood up, a document able to assist the entrepreneur to plan the activities related to implementation or creation of a new business. Assuming the business plan is an essential instrument of the entrepreneurial process, this study aims to describe the important use of the business plan for the creation or maintenance of a company and verify the Public Relations acting possibilities in the construction of this plan. For this, the project presents a study on a business plan for a small company with family structure, located in Sao Paulo countryside, in operation for over 30 years. Through the process of the business plan elaboration, it can be seen that the Public Relations professional has important skills that can be assist in the preparation of this plan, such as Marketing tools and communication knowledge and ability to establish a mission, the vision and the company values. Besides, this professional presents entrepreneurial characteristics that can help him in his activities, actions and planning
  • O presente trabalho apresenta como assunto central a relação entre empreendedorismo e o profissional de Relações Públicas. Dentro da esfera do empreendedorismo destaca-se o plano de negócios, documento capaz de auxiliar o empreendedor no planejamento das atividades relacionadas à implementação ou criação de um novo negócio. E partindo do pressuposto de que o plano de negócios é um instrumento essencial do processo empreendedor, este estudo tem como objetivo geral demonstrar a importância da utilização do plano de negócios para a criação ou manutenção de uma empresa e verificar as possibilidades de atuação do profissional de Relações Públicas na construção deste plano. Para isto, o trabalho apresenta um estudo sobre plano de negócios para uma empresa de pequeno porte, de estrutura familiar, localizada no interior do estado de São Paulo, atuante no mercado a mais de 30 anos. Através do processo de elaboração do plano de negócios, pôde-se perceber que o profissional de Relações Públicas possui habilidades importantes que podem auxiliar na elaboração desse plano, pois possui conhecimento de ferramentas de marketing e comunicação, capacidade de estabelecer a missão, a visão e os valores da empresa. Além disso, esse profissional apresenta características empreendedoras fundamentais que podem auxiliá-lo nas suas atividades, ações e planejamentos
Issue Date: 
2010
Citation: 
PESSA, Cristiane Aparecida. Relações e empreendedorismo: o desafio da construção do plano de negócios. 2010. . Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2010.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Empreendedorismo
  • Negócios
  • Planejamento
  • Comunicação
  • Relações Públicas
  • Entrepreneurship
  • Business Plan
  • Communication
  • Public Relations
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/120546
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.