You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120618
Title: 
O trabalho pedagógico em uma escola organizada em ciclos: um olhar a partir da prática avaliativa
Author(s): 
Pires, Ricardo Matheus
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
Este trabalho teve como objetivo principal aprofundar a análise sobre o processo avaliativo presente em uma escola organizada em ciclos, debruçando-se na reflexão da prática avaliativa e na concepção dos alunos e dos professores acerca dessa temática, sendo estes, entre outros, agentes intimamente ligados à avaliação na escola. Para a realização deste estudo, a metodologia empregada contou com a observação sistemática de uma turma de alunos do ciclo final do ensino fundamental (9º ano), bem como entrevistas com professores e alunos. Desta forma, pretendeu-se entender e refletir sobre o papel da avaliação na organização do trabalho pedagógico – os ciclos – e como essa nove organização requer que a avaliação seja diferenciada também, e assim contribuir para a construção de práticas pedagógicas e avaliativas transformadoras
Issue Date: 
2012
Citation: 
PIRES, Ricardo Matheus. O trabalho pedagógico em uma escola organizada em ciclos: um olhar a partir da prática avaliativa. 2012. 95 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura e bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.
Time Duration: 
95 f.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Avaliação educacional
  • Didática
  • Escolas - Avaliação
  • Pratica de ensino
  • Educação
  • Rendimento escolar - Avaliação
  • Ciclos
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/120618
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.