Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120729
- Title:
- Dinâmica espacial e estrutura fitossociológica do estrato inferior de um trecho da comunidade vegetal às margens do Ribeirão Claro e de seu afluente Jardim Bandeirantes, Rio Claro/SP
- Reis Júnior, José Carmelo de Freitas
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- O presente trabalho tem como objetivo descrever a estrutura fitossociológica do estrato herbáceo, de diferentes manchas que definem o mosaico da vegetação de um trecho do Ribeirão Claro e seu afluente Jardim Bandeirantes, analisando a diversidade das comunidades no tempo e no espaço, a dominância e a distribuição das espécies, estabelecendo relações com variáveis ambientais edáficas (umidade, pH e teor de matéria orgânica) e microclimáticas (luminosidade, cobertura de dossel e declividade), a fim de estudar a estrutura, composição e os processos sucessionais desta fitocenose. Foram definidas 13 manchas de vegetação como foco de estudo, em cada uma foram dispostas 6 parcelas de 5x5m perfazendo uma extensão de 30 m perpendicularmente ao rio. No interior das parcelas foram levantadas todas as formas de vida vegetais abaixo de 1,5m de altura, aplicando-se um método de avaliação de cobertura (método do toque), onde a amostragem foi realizada em intervalos de 0,5m. Os indivíduos foram amostrados com indicação do seu hábito e classificação taxonômica. As quantificações foram realizadas tanto no período chuvoso quanto no período seco, com a finalidade de entender a dinâmica sazonal dessa comunidade. A comunidade estudada apresentou variação em sua composição e estrutura no que se refere às estações seca e chuvosa. Os parâmetros ambientais analisados mostraram uma heterogeneidade física nas fisionomias descritas, o que pode estar contribuindo para a diferenciação na distribuição das espécies amostradas em cada fisionomia. Com base no inventário realizado, envolvendo a vegetação marginal do trecho estudado do Ribeirão Claro e seu tributário Jardim Bandeirantes, em duas estações distintas, os dados mostraram maiores variações da cobertura herbácea nas fitocenoses em estágios sucessionais mais avançados... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
- 2009
- REIS JÚNIOR, José Carmelo de Freitas. Dinâmica espacial e estrutura fitossociológica do estrato inferior de um trecho da comunidade vegetal às margens do Ribeirão Claro e de seu afluente Jardim Bandeirantes, Rio Claro/SP. 2009. 126 f. Trabalho de conclusão de curso (Ecologia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.
- 126 f.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Ecologia vegetal
- Fitossociologia
- Floresta ribeirinha
- Áreas degradadas
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/120729
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.