Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121152
- Title:
- A roda de conversa e sua importância na sala de aula
- Silva, Adriana da
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- O presente trabalho estuda questões relativas à área da Educação Infantil, no que tange à sua metodologia, em específico, ao método da Roda de Conversa e sua importância na sala de aula. Objetiva-se com este estudo, levantar o aporte teórico dessa estratégia metodológica, considerada por diversos autores e especialistas da educação, como uma ferramenta importante para os educadores, porque contribui no relacionamento e na interação entre professor e aluno e entre alunos e seus colegas, pois com o método da Roda de Conversa, o aluno passa a ter voz, é estimulado a se comunicar, melhor contextualizando seu aprendizado. O processo de ensino aprendizagem centrado nos métodos tradicionais de ensino, em geral, não valorizam o diálogo, ou seja, o professor é o único detentor do “status” do saber. Diversos autores que tratam do assunto foram abordados nessa pesquisa bibliográfica, com o intuito de oferecer subsídios para reflexões sobre a metodologia em pauta, considerando que ela pode se constituir em um importante instrumento para que o professor levante os conhecimentos prévios dos alunos, permitindo a eles, a expressão de suas idéias, o desenvolvimento da imaginação e da curiosidade, superando a relação controladora que normalmente está presente nos processos educacionais tradicionais, além de fomentar conceitos de democracia, respeito, valores, regras, cidadania e facilitar a análise de aspectos importantes do desenvolvimento, como a fala, a postura e a dicção. Parte-se do pressuposto, de que a Roda de Conversa pode auxiliar o aluno a tornar-se mais crítico, participativo e equilibrado na sua relação social
- 2012
- SILVA, Adriana da. A roda de conversa e sua importância na sala de aula. 2012. 74 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.
- 74 f.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Educação pre-escolar
- Conversação
- Comunicação
- Salas de aula
- Ensino
- Educação de crianças
- Dialogo
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/121152
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.