You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121157
Title: 
A propósito de uma pedagogia do trágico: uma leitura de Os sete gatinhos de Nelson Rodrigues
Author(s): 
Silva, Alyne Arins
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
O presente trabalho objetiva realizar uma leitura analítica dos aspectos extemporâneos implicados na criação da denominada tragédia carioca “Os sete gatinhos” escrita em 1958, pelo dramaturgo Nelson Rodrigues, com destaque para seu valor estético enquanto obra artística na abordagem de temas morais levantados pelo autor ao revelar, na expressão e no convívio entre os entes de uma família de baixa classe média, um modo de vida transcendental cunhado sobre valores historicamente cristãos. Sem desconsiderar os aspectos sociológicos implicados no contexto da peça, utilizaremos a genealogia nietzschiana como metodologia, considerando-a eficaz para a detecção dos pontos de fuga que a peça sugere ao desvelar através do fim trágico da família em questão sua relevância, além de artística, também educativa
Issue Date: 
2011
Citation: 
SILVA, Alyne Arins. A propósito de uma pedagogia do trágico: uma leitura de Os sete gatinhos de Nelson Rodrigues. 2011. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.
Time Duration: 
52 f.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Rodrigues, Nelson
  • Teatro (Literatura)
  • Tragedia
  • Educação
  • Condições morais
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/121157
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.