You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121162
Title: 
Laboratório didático: perspectivas experimentais do ensino de física no nível médio
Author(s): 
Silva, André Luis da
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
  • Here we present an exploratory study on the use of laboratory teaching in four schools of Basic Education in Rio Claro, SP, three of them high school and one of the second cycle of basic education, developed in the years 2011 and 2012, under activities of the course Prática de Ensino e Estágio Supervisionado, the Degree in Physics - UNESP, Rio Claro campus and work with Pibid (Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) in agreement UNESP CAPES Notice 2009. Initially, we diagnose the situation and identify the laboratories using them for Teaching Physics, from direct observation and contact with teachers. Based on the experimental realization of educational activities in such schools, we discuss different teaching strategies, and using experiments built with inexpensive materials (Ferreira and Ramos, 2008). We analyzed the role of the teaching laboratory in the development of skills and abilities of students, related to the teaching and learning of Physics, as well as aspects concerning the use of instructional laboratories
  • Apresentamos neste trabalho um estudo exploratório sobre a utilização de laboratórios didáticos em quatro escolas de Educação Básica do município de Rio Claro – SP, sendo três delas de ensino médio e outra do segundo ciclo do ensino fundamental, desenvolvido nos anos 2011 e 2012, no âmbito de atividades da disciplina “Prática de Ensino e Estágio Supervisionado”, do curso de Licenciatura em Física – UNESP câmpus de Rio Claro, e do trabalho com o PIBID (Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) no convênio UNESP – CAPES Edital 2009. Inicialmente, diagnosticamos a situação dos laboratórios e identificamos a sua utilização para o Ensino de Física, a partir de observações diretas e pelo contato com professores. Com base na realização de atividades didáticas experimentais em tais escolas, discutimos diferentes estratégias pedagógicas, utilizando inclusive experimentos construídos com materiais de baixo custo (FERREIRA e RAMOS, 2008). Procuramos analisar o papel do Laboratório Didático no desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos relacionadas ao ensino e à aprendizagem de Física, bem como aspectos acerca do uso de laboratórios didáticos
Issue Date: 
2012
Citation: 
SILVA, André Luis da. Laboratório didático: perspectivas experimentais do ensino de física no nível médio. 2012. 61 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2012.
Time Duration: 
61 f.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Física - Estudo e ensino
  • Fisica experimental
  • Didática
  • Pratica de ensino
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/121162
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.