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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121206
Title: 
Melhoria do nível de serviço no atendimento ao cliente por meio da estrutura direta de distribuição Transit Point
Author(s): 
Silva, Guilherme Martin
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
  • Increasingly competitive markets have driven the search for companies in many different ways to win and keep customers. The service level is basically the performance of companies in fulfilling the orders made, or how companies demonstrate to their clients efforts in their behalf. This work aims to solve the difficulties faced by a multinational company present in Brazil, in the distribution of its products in the category Ice Cream in order to improve the service level of their customers. Review the logistics network and concepts related to the distribution system of products is one of several ways to achieve this goal, as well as the use of IT and tools to assist in planning and programming of the physical distribution of products. In this study we used the concept of direct distribution system called Transit Point (TP). The TP provides at the same time, a strategy of rapid response, flexibility, low transportation costs and no inventory. A router - software capable of simulating the actual conditions experienced in the daily distribution - was used to assist in calculations. Results showed reductions of up to 47.5% in transportation costs and better conditions were provided in the distribution of products, positively impacting on service levels and in the maintenance of products quality, with a reduction of 1.6% of the total costs involve
  • Mercados cada vez mais competitivos têm impulsionado a busca por parte das empresas das mais variadas maneiras de conquistar e manter clientes. O nível de serviço é basicamente o desempenho das empresas no atendimento dos pedidos realizados, ou seja, a forma das empresas demonstrarem aos seus clientes os esforços realizados em seu favor. O presente trabalho visa solucionar as dificuldades encontradas por uma empresa multinacional de bens e consumo, presente no Brasil, na distribuição de seus produtos pertencentes à categoria Ice Cream (sorvetes), a fim de melhorar o nível de serviço no atendimento prestado a seus clientes. Rever as malhas logísticas e os conceitos ligados ao sistema de distribuição dos produtos é um dos diversos caminhos para se alcançar tal objetivo, assim como o uso da Tecnologia da Informação e de ferramentas que auxiliem no planejamento e programação da distribuição física dos produtos. Neste estudo utilizou-se um conceito no ambiente de sistemas de distribuição direta denominado Transit Point (TP). O TP propicia, ao mesmo tempo, uma estratégia de resposta rápida, flexibilidade, baixos custos de transporte e inexistência de estoques. Um roteirizador - software capaz de simular as condições reais vivenciadas no cotidiano da distribuição - foi utilizado para auxiliar nos cálculos necessários. Como resultados conseguiram-se reduções de até 47,5% dos custos com transporte, e ainda foram proporcionadas melhores condições na distribuição de produtos, impactando positivamente nos níveis de serviço e na manutenção da qualidade dos produtos, com uma redução de 1,6% dos custos totais envolvidos
Issue Date: 
2011
Citation: 
SILVA, Guilherme Martin. Melhoria do nível de serviço no atendimento ao cliente por meio da estrutura direta de distribuição Transit Point. 2011. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso - (bacharelado - Engenharia de Produção Mecânica) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2011.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Logística
  • Controle de estoque
  • Serviço ao cliente
  • Service Level
  • Warehousing
  • Storage
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/121206
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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