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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121240
Title: 
Relações públicas e serviços virtuais: a comunicação entre as corporações da internet e o cibernauta
Author(s): 
Silva, Marcos de Oliveira e
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
  • The objective of this study is to adress the action possibilities of the Public Relations professional in management of communication between the virtual services companies and their customers – the cybernauts. For this purpose, a bibliographical research was made about the cyberspace, Internet environment, as well as the cyberculture and the on-line consumer public. It was also studied the possible areas of Public Relations's action, their work tools and means of communication with the customer, in order to verify the specificities of communication mediated by new technologies. Based on these concepts, it was possible to propose an action of this professional in the organizations called dotcom, in order to contribute to the management of the communication flow between companies and this “invisible” public, which relates virtually to the organization, establishing different modes of interaction in relation to tradicional customers, requiring different strategies of relashionsip
  • O objetivo do presente trabalho é abordar as possibilidades de atuação do profissional de Relações Públicas na gestão da comunicação entre as empresas de serviços virtuais e seus clientes – os cibernautas. Para isso, foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre o ciberespaço, ambiente da internet, bem como a cibercultura e o perfil do público consumidor on-line. Também foram estudadas as possíveis áreas de atuação do Relações Públicas, suas ferramentas de trabalho e formas de comunicação com o cliente, de forma a verificar as especificidades da comunicação mediada pelas novas tecnologias digitais. A partir dessas conceituações, foi possível realizar uma proposição de atuação desse profissional no âmbito das organizações denominadas pontocom, de forma a contribuir para a gestão do fluxo comunicacional entre as empresas e esse público “invísivel”, o qual se relaciona virtualmente com a organização, estabelecendo formas de interação diferenciadas em relação aos consumidores tradicionais, exigindo portanto estratégias diferentes de relacionamento
Issue Date: 
2009
Citation: 
SILVA, Marcos de Oliveira e. Relações públicas e serviços virtuais: a comunicação entre as corporações da internet e o cibernauta. 2009. . Trabalho de conclusão de curso (Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2009.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Relações publicas
  • Comunicação
  • Internet
  • Cibercultura
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/121240
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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