You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121465
Title: 
Aulas eventuais de geografia: seus professores, desafios e possibilidades
Author(s): 
Souza, Thiago Tavares de
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
Os “professores eventuais” são figuras conhecidas dos alunos do sistema de ensino público do Estado de São Paulo devido à freqüência com que aparecem nas salas de aula. As aulas eventuais são atribuídas a professores chamados a substituírem os regulares, ou titulares de turmas, nas escolas públicas estaduais do Estado de São Paulo. Tais aulas aparecem como uma incógnita para os profissionais que são colocados a enfrentar uma situação nova, dar aulas em tempos fragmentados, desconhecendo o desenvolvimento das atividades do professor titular, o conteúdo em andamento e as práticas comumente adotadas. Estes são profissionais, licenciados ou estudantes de graduação, que substituem os professores titulares da sala quando da ausência destes por um período inferior a quinze dias, trabalham geralmente em situação precária, seja no que diz respeito à legislação, aos horários, aos conteúdos, ou mesmo em relação a outros membros da comunidade escolar. Além disso, tomando como base os relatos presentes na bibliografia, nos depoimentos colhidos pela pesquisa e nossa experiência pessoal, percebemos que tal situação vem sendo ignorada nos meios acadêmicos e políticos, tornando-se uma chaga oculta na já defasada educação pública paulista. O presente Trabalho tem como objetivo analisar as aulas eventuais e professores e estudantes que atuam nas aulas da área de Geografia,com vistas a compreender a forma pela qual são oferecidas tais aulas e as conseqüências que podem ter na formação destes profissionais. Assim, propomos registrar os questionamentos dos profissionais que possuem algumas experiências com esta modalidade de aula. Ao fazermos isso, buscamos discutir o tema com o intuito de tornar tais experiências mais positivas uma vez que temos um levantamento preliminar com uma série de relatos extremamente contundentes envolvendo as aulas eventuais
Issue Date: 
2007
Citation: 
SOUZA, Thiago Tavares de. Aulas eventuais de geografia: seus professores, desafios e possibilidades. 2007. 59 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2007.
Time Duration: 
59 f.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Geografia - Estudo e ensino
  • Formação de professores
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/121465
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.