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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121470
Title: 
O transporte coletivo urbano em São José do Rio Preto - SP e sua relação com as transformações do espaço urbano
Author(s): 
Spagnoli, Marcos Vinícius
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
  • The process of urbanization that happened in Brazil during the twentieth century led to processes of structuring and re-organization of space, besides the emergence of many urban problems. Industrialization and urbanization are some of the main causes that could be cited as consequences of this process. As a result of the steep rise of cities, the transport systems became fundamental in boosting flows (immaterial) and the mobility of people and stuff (materials) in the territory. The urban model created for the city of São Paulo in the 1930s was repeated over the years in the medium-sized cities, being repeated the same problems that occurred in the metropolis. In this context our work fits in analyzing the changes occurring in the urban area of São José do Rio Preto - SP, from his relationship with the public transportation system in the face of intra-urban spatial configuration of the city. Transport, while it is recognized by authors as being really important for the analysis and intra-urban spatial configuration, has been little analyzed as the object of study by a geographer, and so, our work has more value
  • O processo de urbanização que se procedeu no Brasil ao longo do século XX ocasionou processos de estruturação e re-organização do espaço que levaram ao surgimento de diversos problemas urbanos. A industrialização, e o inchaço das cidades com o êxodo rural ocorrido a partir do início do século XX no país são algumas das principais causas que podemos citar como conseqüências desse processo. Como resultado desse aumento vertiginoso das cidades - do tecido urbano - os sistemas de transportes passaram a assumir um papel fundamental na dinamização dos fluxos (imateriais) e na mobilidade dos indivíduos e das mercadorias (materiais) no território. O modelo urbanístico criado para a cidade de São Paulo na década de 1930 repetiu-se no decorrer dos anos nas cidades que acendiam no cenário estadual, em especial as cidades médias - sendo nelas repetidos os mesmos problemas ocorridos na metrópole. Neste contexto é que se insere nosso trabalho ao analisar as transformações ocorridas no espaço urbano de São José do Rio Preto - SP, partir de sua relação com o sistema de transporte coletivo face a configuração espacial intra-urbana da cidade. A escolha da modalidade “transporte coletivo urbano (TCU)” em São José do Rio Preto-SP como foco de nossa análise, trata do sistema de transporte como elemento fundamental na organização do espaço urbano, elucidando tal hipótese, a partir do exemplo de São José do Rio Preto-SP. O transporte, ao passo que é reconhecido por autores como sendo de fundamental importância para a análise e configuração espacial intra-urbana, vem sendo pouco analisado como objeto de estudo do geógrafo, e por isso, nosso trabalho se faz também como um incentivo ao universo geográfico
Issue Date: 
2011
Citation: 
SPAGNOLI, Marcos Vinícius. O transporte coletivo urbano em São José do Rio Preto - SP e sua relação com as transformações do espaço urbano. 2011. 62 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011.
Time Duration: 
62 f.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Espaço urbano
  • Geografia urbana
  • Transportes coletivos
  • São Jose do Rio Preto (SP)
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/121470
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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