Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121558
- Title:
- Conto de fadas: Pele de asno de Charels Perrault, e sua retomada na modernidade por Marina Colasanti
- Teixeira, Letícia Manuela
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Como base de estudo para esta pesquisa, buscaremos a comparação dos contos de fadas Pele de Asno de Charles Perrault, e sua retomada na modernidade em Entre a Espada e a Rosa por Marina Colasanti. O qual proveniente da cultura oral vem a encantar crianças e adultos por toda as gerações. Esses tão conhecidos contos sempre tiveram, como objetivo, desde seu nascimento, no século XVII, a perpetuação de valores e condutas a serem seguidas. E que hoje vem sendo utilizada como um instrumento superficial e didático, reduzindo as grandes obras clássicas em meras historinhas para passar o tempo. Recebendo ainda a critica direta que tal gênero vem determinar valores nas crianças, trataremos de analisar esses contos através das considerações apontadas por Propp em seus estudos. Assim tem-se como objetivos norteadores desta pesquisa, a comparação entre as características dessas narrativas, mantendo seus contextos histórico; as funções atribuídas pelo estruturalista russo em ambas as narrativas e suas representações na vida, contrapondo as criticas apontadas a cerca desse gênero literário
- 2011
- TEIXEIRA, Letícia Manuela. Conto de fadas: Pele de asno de Charels Perrault, e sua retomada na modernidade por Marina Colasanti. 2011. 53 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.
- 53 f.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Perrault, Charles. 1928-1703
- Colasanti, Marina, 1937-
- Propp, V. Ia. (Vladimir Iakovlevich), 1895-1970
- Contos de fadas
- Literatura infantojuvenil
- Historias infanto-juvenis
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/121558
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.