Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121620
- Title:
- A física no 1º ciclo do ensino fundamental: uma abordagem construtivista
- Trevisani, Josiane de Almeida
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Todos nós sabemos o quanto é importante uma base de conhecimentos sólida, para que, posteriormente, quando forem ensinados os novos conceitos, os alunos possam fazer relações com o conhecimento que já possuem, com maior facilidade. Verificamos no Ensino Médio a grande dificuldade dos alunos têm para o aprendizado de Física, além da idéia pré-concebida que eles possuem de que é uma disciplina de difícil compreensão. Porém, essas dificuldades, em sua grande parte são advindas da compreensão dos textos de e do desenvolvimento de cálculos, ou seja, essas dificuldades provêm das disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática. Com base na situação descrita acima, o presente trabalho tem o objetivo de buscar alternativas para este problema, trabalhando desde a base destes conhecimentos, através de atividades desenvolvidas com o primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Dessa maneira, levamos para escola pública de um bairro periférico de Presidente Prudente, mais especificamente, para a 3ª série do ensino fundamental, uma atividade com conceitos de Física para desenvolver com as crianças, estimulando o raciocínio das mesmas e a incentivando a busca por soluções para situações-problemas, utilizando-se para isso das idéias propostas pelo Construtivismo, fundamentadas na epistemologia de Piaget. Este trabalho sempre visou a valorização do conhecimento prévio desses alunos e estabelecendo relações com o seu cotidiano
- 2010
- TREVISANI, Josiane de Almeida. A física no 1º ciclo do ensino fundamental: uma abordagem construtivista. 2010. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2010.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Piaget, Jean - 1896-1980
- Fisica
- Física - Estudo e ensino
- Ensino fundamental
- Epistemologia
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/121620
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.