Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121658
- Title:
- Atratividade da carreira docente no curso de licenciatura em pedagogia: dilemas, escolhas e inserção profissional
- Valério, Camila
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Escolher uma profissão e pensar sobre a inserção no mundo do trabalho tem se tornado tarefa cada vez mais difícil para os jovens. Vários são os fatores que podem influenciar na decisão como: as características pessoais, habilidades específicas em determinada área, o contexto histórico e o ambiente sociocultural em que o indivíduo vive, entre outros (GATTI, 2009). A decisão de uma profissão irá influenciar de forma direta ou indireta sua vida financeira, pessoal, familiar, entre outras áreas. (SANTOS, 2005). Dentre as diversas profissões existentes, no presente trabalho destacaremos a carreira docente, tendo como objetivos: 1. Investigar junto aos alunos do curso de Pedagogia da UNESP de Rio Claro as razões para a escolha da docência como profissão e; 2. Identificar no âmbito desse curso os dilemas e as perspectivas que são apontadas por esses estudantes no universo de sua formação e futura profissão. Optamos pela pesquisa qualitativa, tendo como paradigma o construtivismo social, pois parte-se do pressuposto de que as pessoas agem em função de seus valores, crenças, sentimentos e percepções. Na coleta de dados utilizamos como instrumentos o questionário, a entrevista semiestruturada e análise de conteúdo no tratamento dos dados, tendo como participantes 60 estudantes de Pedagogia na aplicação do questionário e 12 participantes escolhidos para a entrevista, sendo três discentes de cada ano). Entre os resultados encontrados observamos a forte influência que a família, os professores e a escola desempenham no jovem que está em processo de decisão profissional. Em relação a escolha do curso de Pedagogia, vimos que a motivação principal apontada pelos estudantes ficou no campo da satisfação pessoal, o gostar da profissão/área da educação apesar dos autores apontarem a docência como sendo pouco atrativa pelos jovens por diversos fatores... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
- 2012
- VALÉRIO, Camila. Atratividade da carreira docente no curso de licenciatura em pedagogia: dilemas, escolhas e inserção profissional. 2012. 76 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.
- 76 f.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Professores - Formação
- Licenciatura
- Interesse profissional
- Orientação profissional
- Rio Claro (SP)
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/121658
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.