Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121745
- Title:
- Refletindo sobre a própria prática: um estudo autoetnográfico sobre os saberes de uma professora em form(ação)
- Vitti, Camila Cristiane
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- A natureza complexa e dinâmica que caracteriza a prática de ensinar na educação infantil requer que o professor reflita sobre suas próprias ações. Ao fazê-lo mobiliza saberes e sentimentos que estão frequentemente associados com as ações que realiza na sala de aula. Especificamente, o objetivo do presente estudo foi identificar, descrever e analisar, à luz do referencial dos saberes docentes, os desafios, os saberes e os sentimentos vivenciados durante a prática de ensinar de uma professora em formação. Metodologicamente, optou-se por um estudo autoetnográfico, utilizando-se de registros em diário de campo, os quais foram analisados a partir de três descrições distintas – a própria professora, o contexto e a relação entre a professora e o contexto. A “indisciplina” dos alunos e a ausência de estratégias imediatas para enfrentá-la foram os principais resultados encontrados pela professora. Além disso, constatamos a importância da reflexão sobre a própria prática para dar origem a novos saberes pedagógicos. Os saberes experienciais embasaram fortemente as ações da professora na tentativa de resolver os desafios durante a prática. Refletir sobre esses desafios tem sido um exercício que está, a todo o momento, transformando para além da prática, valores e significados pessoais sobre a docência que, até então, pareciam já bem definidos
- 2011
- VITTI, Camila Cristiane. Refletindo sobre a própria prática: um estudo autoetnográfico sobre os saberes de uma professora em form(ação). 2011. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.
- 36 f.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Etnologia
- Professores - Formação
- Educação de crianças
- Professores de educação pré-escolar - Formação
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/121745
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.