Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/122889
- Title:
- Mulheres na licenciatura em física: uma permanência limitada
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 0121-3814
- Apresentamos os resultados de uma pesquisa que procurou compreender os fatores responsáveis pela desistência e permanência de um conjunto de estudantes mulheres em um curso de formação de professoras e professores de Física. Para tanto, identificamos as estudantes (desistentes, concluintes e regularmente matriculadas), contatamos elas por meio de uma rede social e por e-mails e, solicitamos que respondessem um questionário. As informações obtidas foram analisadas mediante a Análise de Discurso, na vertente de Michel Pêcheux. A análise apontou diferentes fatores para a desistência e permanência das estudantes, bem como imaginários sobre questões de gênero. As sequências discursivas apontaram um imaginário no qual os docentes do curso são porta- vozes de um ideário histórico patriarcado, que pode repercutir no rendimento, na baixo estima e na desistência do curso.
- 2014
- Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia, v. extra, p. 381-389, 2014.
- 381-389
- Gênero na ciência
- Análise de discurso
- Formação de Professores
- http://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/index
- Acesso restrito
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/122889
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.