You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/122889
Title: 
Mulheres na licenciatura em física: uma permanência limitada
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
0121-3814
Abstract: 
Apresentamos os resultados de uma pesquisa que procurou compreender os fatores responsáveis pela desistência e permanência de um conjunto de estudantes mulheres em um curso de formação de professoras e professores de Física. Para tanto, identificamos as estudantes (desistentes, concluintes e regularmente matriculadas), contatamos elas por meio de uma rede social e por e-mails e, solicitamos que respondessem um questionário. As informações obtidas foram analisadas mediante a Análise de Discurso, na vertente de Michel Pêcheux. A análise apontou diferentes fatores para a desistência e permanência das estudantes, bem como imaginários sobre questões de gênero. As sequências discursivas apontaram um imaginário no qual os docentes do curso são porta- vozes de um ideário histórico patriarcado, que pode repercutir no rendimento, na baixo estima e na desistência do curso.
Issue Date: 
2014
Citation: 
Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia, v. extra, p. 381-389, 2014.
Time Duration: 
381-389
Keywords: 
  • Gênero na ciência
  • Análise de discurso
  • Formação de Professores
Source: 
http://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/index
URI: 
Access Rights: 
Acesso restrito
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/122889
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.