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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/123075
Title: 
Definição de um modelo de análise de sucesso das empresas baseado em índices contábeis e na análise multivariada
Author(s): 
Nakasone, Henry Hideki
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
  • The objective of this paper is to relate the set of financial ratios that are directly related to the success of public traded companies using a methodological approach and the method of multivariate principal component analysis. This study consists in the use of profitability ratios, debt and liquidity, to define the relationship between financial ratios with the best public traded companies listed in the magazine Exame Melhores e Maiores of 2013. Multivariate analysis was used to reduce the dimensionality of multivariate data, making linear combinations of the original variables (financial ratios) and express the data in principal components that result in new variables that contains much of the original data. As a result, we got the optimal number of five principal components, and both represent 95.6% of the original data. Among of all financial ratios, we can highlight the direct relationship between profitability ratios for the first principal component, and the direct relationship between the liquidity ratios, both inversely related with non-capital participation rates and degree indebtedness to the second principal component
  • Este trabalho tem por objetivo relacionar o conjunto de índices financeiros que estão diretamente ligados ao sucesso das empresas de capital aberto utilizando-se uma abordagem metodológica e o método de análise multivariada por componentes principais. O estudo consiste no uso de índices de rentabilidade, endividamento e liquidez, para determinar a relação entre os índices financeiros e as melhores empresas de capital aberto listadas na revista Exame Melhores e Maiores de 2013. A análise multivariada foi utilizada para reduzir a dimensionalidade dos dados multivariados, fazendo combinações lineares das variáveis originais (índices financeiros) e reexpressando os dados de modo que as novas variáveis resultantes, nomeadas componentes principais, condigam a maior parte das informações. Como resultado, obtêm-se o número ótimo de cinco componentes principais, que juntos, representam 95,6% dos dados originais. Dentre os índices de maior magnitude, podemos destacar a relação direta entre os índices de rentabilidade para o primeiro componente principal, e a relação direta entre os índices de liquidez seca e corrente, ambos inversamente relacionados com os índices de participação de capital de terceiros e grau de endividamento para o segundo componente principal
Issue Date: 
5-Feb-2015
Citation: 
NAKASONE, Henry Hideki. Definição de um modelo de análise de sucesso das empresas baseado em índices contábeis e na análise multivariada. 2015. 46 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharel em engenharia de Produção Mecânica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2015.
Time Duration: 
46 f.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Empresas - Avaliação
  • Sucesso nos negocios
  • Analise multivariada
  • Business enterprises Valuation
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/123075
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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