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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/123098
Title: 
Proposição de uma prática experimental significativa em aulas de física
Author(s): 
Pereira, Othon Sabino Dias
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
  • A remarkable characteristic of the physics subject is the abstraction ability needed during the learning process, which means a non-trivial comprehension and understanding. If the students could not link the themes learned in this subject with observable effects, physics would tend to be a group of mathematical formulas to be memorized. In general, it creates a distance between the student and the subject, and also a prejudice vision of the physics, sometimes for the whole life. Beyond this particular characteristics of physics, the education deals with a source of distraction reinforced by the popularization of mobile access such as cellphones and tablets. The traditional role played by the teacher becomes weak to attract student’s attention. It is necessary that the classes could be planned in such way to achieve three goals: attract student attention, link analytical concepts with real effects and, the most important, gives to the student the ability to use the learned concepts as the key to develop new knowledge. In this work, we present a research based in some experiments used in a CBEF (Brazilian magazine about physical education) and develop an activity consistent with the aims to be reached. To prepare of the experimental activity, we based on Piaget and Vygotsky theories. This work aimed to developed a theoretical research to obtain a didactical activity that deals with the current challenges of the society
  • Uma característica marcante da disciplina de Física é o grau de abstração exigido em sua aprendizagem, o que torna a compreensão e assimilação de conteúdo uma tarefa não trivial. Sem a devida conexão dos assuntos tratados na disciplina com efeitos observáveis pelos alunos, esta disciplina tende a tornar-se um conjunto de fórmulas matemáticas a ser memorizadas, o que pode provocar um desestímulo para o aluno, criando uma distância e um bloqueio mental com a disciplina e até mesmo uma visão preconceituosa da Física, às vezes para toda a vida. Além desta característica particular da Física, o ensino compete com as atuais tecnologias de comunicação e informação, principalmente aquelas relacionadas ao acesso à internet por tecnologias móveis: celulares e tablets, por exemplo. A figura tradicional do professor tornou-se enfraquecida diante da competição pela atenção do aluno. Torna-se, portanto, necessário que as aulas sejam planejadas e criadas de forma a atingir três objetivos: captar a atenção do aluno, aproximar conceitos analíticos de vivências reais e permitir que o aluno possa usar tais conceitos como base na obtenção e desenvolvimento de novos conhecimentos. Neste trabalho, apresentamos uma pesquisa baseada em uma série de experimentos apresentados no CBEF, e propomos uma atividade condizente os principais objetivos buscados. Para elaboração da atividade experimental, nos baseamos nas teorias de Piaget e Vygotsky. Nosso intuito foi o de desenvolver um levantamento bibliográfico e construir uma atividade experimental em conformidade com os atuais desafios da nossa sociedade
Issue Date: 
20-Feb-2015
Citation: 
PEREIRA, Othon Sabino Dias. Proposição de uma prática experimental significativa em aulas de física. 2015. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2015.
Time Duration: 
38 f.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Física - Estudo e ensino
  • Fisica experimental
  • Desenvolvimento cognitivo
  • Educação - Métodos experimentais
  • Physics Study and teaching
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/123098
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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