You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/123272
Title: 
Análise da expressão de genes selecionados do herpevírus associado ao sarcoma de Kaposi (KSHV) em células TIVE-LTC expostas à proteína tat do vírus da imunodeficiência humana (HIV-1)
Author(s): 
Santos, Ana Paula Ferraz da Silva
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Sponsorship: 
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
  • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Sponsorship Process Number: 
  • CNPq: 471524/2011-5
  • FAPESP: 09/18403-9
Abstract: 
Introdução: Pacientes portadores do vírus da imunodeficiência humana (HIV) apresentam risco aumentado de desenvolverem neoplasias malignas ligadas ao herpesvírus associado ao sarcoma de Kaposi (KSHV), entre elas o sarcoma de Kaposi (SK). Digno de nota, o sarcoma de Kaposi associado a aids (SK-AIDS) apresenta-se mais agressivo que as outras formas de SK, sugerindo a existência de interação sinérgica entre os produtos do KSHV e do HIV-1. O ciclo biológico do KSHV é dividido em fase latente e lítica. As proteínas vFLIP e LANA expressas na fase latente e as proteínas líticas Rta, vGPCR e K1, apresentam propriedades oncogênicas. Graças a habilidade da proteína tat do HIV-1 em estimular a angiogênese e outros fenômenos inflamatórios, é plausível que esta proteína modifique significativamente a expressão gênica do KSHV, proporcionando alterações fenotípicas que contribuem para o desenvolvimento do SK-AIDS. Para melhor entendimento dos efeitos da proteína tat do HIV-1 em células infectadas pelo KSHV, por meio da análise das reações em cadeia da PCR quantitativa acoplada a transcrição reversa (Quantitative real time reverse transcriptase polymerase chain reactions - qRT-PCR), o presente trabalho descreveu as alterações na expressão dos genes codificadores de vFLIP, LANA, Rta, vGPCR e K1 em células endoteliais de veia umbilical humana imortalizada pela telomerase e infectada pelo KSHV a longo prazo (TIVE-LTCs) expostas à proteína tat recombinante do HIV-1 por 12, 24, 48 e 72h. Resultados: Em termos descritivos, a expressões diferencial dos genes latentes na vigência de exposição à proteína tat recombinante do HIV-1 em relação à proteína tat denaturada, aumentou após 12 e 24h para LANA e após 24 e 72h para vFLIP. Para os genes líticos a expressão diferencial aumentou consistentemente até atingir 48h e diminuiu nas próximas 12h para ORF-50. Enquanto que para ...
Issue Date: 
28-Aug-2014
Citation: 
SANTOS, Ana Paula Ferraz da Silva. Análise da expressão de genes selecionados do herpevírus associado ao sarcoma de Kaposi (KSHV) em células TIVE-LTC expostas à proteína tat do vírus da imunodeficiência humana (HIV-1). 2014. 73 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Medicina de Botucatu, 2014.
Time Duration: 
73 f.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Tumores
  • Produtos do Gene tat do Vírus da Imunodeficiência Humana
  • AIDS (Doença)
  • HIV (Virus)
  • Expressão gênica
  • Reação em cadeia de polimerase
  • Gene expression
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/123272
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.