Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/123954
Título: 
Inter-relações entre Performance e Musicologia Histórica: perspectivas para a interpretação musical
Autor(es): 
Souto, Luciano Hercílio Alves
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Financiador: 
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Resumo: 
  • This research seeks to establish interrelations between the sub-areas of performance and historical musicology, with emphasis on the interpretation of Partia SecondaBWV 1004 for solo violin from J.S. Bach transcribed for guitar. The main goal is the assumption of theoretical elements that can found the theoreticalpreparation of this composition for the performance, looking for alternative readings of the idealized romantic models like an universal paradigm of interpretative musicality that serves all styles. Considering the hypothesis according to which the dialog between these two sub-areas provides, in the context of historical musicology, the data to buildthe necessary theoretical foundation for the musical execution of this repertoire, as well as the Performance can filter and select analysis methodologies, editing and execution techniques. We will take as a methodological strategy, the interpretative analysis based on the socio-cultural perspective of music and in the musical text and context relationship, sustained by the contents of Textual Linguistic that work as a link between these sub-areas of knowledge.
  • Esta pesquisa busca estabelecer inter-relações entre as subáreas de Performance e Musicologia Histórica, com ênfase na interpretação da Partia Seconda BWV 1004 para violino solo de J.S.Bach transcrita para violão. O objetivo principal é a assunção de subsídios teóricos que possam fundamentar a preparação desta obra para a performance, buscando leituras alternativas aos modelos calcadosno ideal romântico de busca por um paradigma universal de musicalidade interpretativa que sirva a todos os estilos. Consideramos a hipótese segundo a qual o diálogo entre essa duas subáreas propicie, por parte da Musicologia Histórica, o fornecimento dos dados que possam constituir a fundamentação teórica necessária a execução musical deste repertório, assim como a Performance possa filtrar e selecionar metodologias de análise e edição, bem como técnicas de execução. Adotaremos como estratégia metodológica, a análise interpretativa fundamentada na perspectiva sociocultural da músicae na relação texto/contexto musicais, sustentada pelos conteúdos da Lingüística Textual funcionando como via de conexão entre essas duas subáreas de conhecimento.
Data de publicação: 
13-Mar-2015
Citação: 
SOUTO, Luciano Hercílio Alves. Inter-relações entre Performance e Musicologia Histórica: perspectivas para a interpretação musical. 2015. 155 p. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2015.
Duração: 
155 p. : il.
Publicador: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Palavras-chaves: 
  • Musicologia
  • Instrumentos de corda
  • Performance (Arte)
  • Linguística
  • Sociologia
  • Performance art
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/123954
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.