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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/124663
Title: 
Redes Sociais e capital político: uma proposta teórico-metodológica para análise das organizações partidárias brasileiras
Author(s): 
Institution: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
ISSN: 
1677-4140
Abstract: 
As questões que motivaram o desenvolvimento deste trabalho foram decorrentes do debate permanente acerca do significado dos partidos políticos na atualidade. Partiu-se da hipótese de que a dinâmica organizacional do partido político poderia ser explicada por meio da análise das relações entre os seus filiados, substancialmente dos vínculos estabelecidos com os líderes partidários, com vistas a atenderem os objetivos políticos dos respectivos atores e, ao mesmo tempo, do partido. Assim, foi adotada uma abordagem e uma metodologia de análise que compreende a dinâmica organizacional a partir do capital político que circula no interior do partido, considerando os elementos orientadores das estratégias políticas: as relações entre os atores políticos, os aspectos institucionais e os resultados eleitorais. Para demonstrar o potencial teórico- metodológico da análise de redes sociais na compreensão do capital político, intra-organizacional, dos partidos políticos brasileiros, o texto apresenta resultados referentes a um estudo de caso: o Partido da Social Democracia Brasileria no estado de São Paulo (PSDB-SP), período entre 1988 e 2006.
Issue Date: 
2011
Citation: 
Politica & Sociedade, v. 10, p. 301-332, 2011.
Time Duration: 
301-332
Keywords: 
  • Redes sociais
  • Capital politico
  • Organizacoes partidarias
Source: 
https://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/2175-7984.2011v10n18p301
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/124663
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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