Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/124685
- Title:
- A função social da escola e a constituição da forma escolar (Brasil/Portugal, 1870-1932)
- Valdemarin, Vera Teresa
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 2238-0094
- O artigo analisa aspectos das relações entre a escolarizaçãoe os processos culturais mais amplos, tomando como fontedocumental manuais didáticos produzidos para uso em cursos deformação de professores, que circularam no Brasil e em Portugalno período final do século XIX e no início do século XX. Foramfocalizados elementos passíveis de generalização, entre eles aunidade da forma escolar e as diferentes práticas prescritas aosprofessores, destinadas a enraizar valores e ideais no processoformativo. Foram analisados os seguintes manuais: CursoPractico de Pedagogia, de autoria de Mr. Daligault (1874);Elementos de Pedagogia, de autoria de Jose Maria da GraçaAffreixo e Henrique Freire (1870); e Lições de pedagogia gerale de história da educação, de Alberto Pimentel Filho (1932).
- 2013
- Revista Brasileira de História da Educação, v. 13, n. 3, p. 185-206, 2013.
- 185-206
- Forma escolar
- Práticas pedagógicas
- Manuais didáticos
- Cultura escolar
- Cultura pedagógica
- http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/640
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/124685
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.