You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/124685
Title: 
A função social da escola e a constituição da forma escolar (Brasil/Portugal, 1870-1932)
Author(s): 
Valdemarin, Vera Teresa
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2238-0094
Abstract: 
O artigo analisa aspectos das relações entre a escolarizaçãoe os processos culturais mais amplos, tomando como fontedocumental manuais didáticos produzidos para uso em cursos deformação de professores, que circularam no Brasil e em Portugalno período final do século XIX e no início do século XX. Foramfocalizados elementos passíveis de generalização, entre eles aunidade da forma escolar e as diferentes práticas prescritas aosprofessores, destinadas a enraizar valores e ideais no processoformativo. Foram analisados os seguintes manuais: CursoPractico de Pedagogia, de autoria de Mr. Daligault (1874);Elementos de Pedagogia, de autoria de Jose Maria da GraçaAffreixo e Henrique Freire (1870); e Lições de pedagogia gerale de história da educação, de Alberto Pimentel Filho (1932).
Issue Date: 
2013
Citation: 
Revista Brasileira de História da Educação, v. 13, n. 3, p. 185-206, 2013.
Time Duration: 
185-206
Keywords: 
  • Forma escolar
  • Práticas pedagógicas
  • Manuais didáticos
  • Cultura escolar
  • Cultura pedagógica
Source: 
http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/640
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/124685
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.