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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/124710
Title: 
Avaliação, gestão e novas possibilidades para emancipação na perspectiva de transformação social
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1519-9029
Abstract: 
Este texto discorre sobre diferentes concepções de avaliação, que, uma vez materializadas nos instrumentos, devem possibilitar reflexões sobre o estado do objeto avaliado e sobre as práticas educativas que promovem mudanças ou se perpetuam pela reprodução. Destaca a questão do uso de indicadores de forma crítica e busca, nos argumentos que fundamentam essa criticidade, o respaldo para reorientar a gestão educativa. Nesse sentido, discute a intencionalidade da avaliação institucional e dos programas de avaliação de resultados dos sistemas de ensino. Oferece ainda algumas pistas para que, na perspectiva da gestão, as ações avaliativas, pelo seu potencial regulador, tenham participação efetiva na qualificação dos processos educativos. A avaliação, enquanto instrumento de regulação do processo de gestão, o reconstrói.
Issue Date: 
2010
Citation: 
Política e Gestão Educacional, v. 9, p. 1-9, 2010.
Time Duration: 
1-9
Keywords: 
  • Administração escolar
  • Avaliação
  • Gestão
  • Transformação social
Source: 
http://www.fclar.unesp.br/Home/Departamentos/CienciasdaEducacao/RevistaEletronica/edi9_artigo6.pdf
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/124710
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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