Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/124714
- Title:
- Instrumentos antigos para o ensino de física: o tubo de Newton e seu uso no passado
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 0212-4521
- O objetivo deste estudo é buscar compreender aspectos do trabalho experimental no ensino de Física no Brasil no passado, focalizando um instrumento antigo - o tubo de Newton. Considerando que a partir da Reforma Francisco Campos, em 1931, houve uma expansão do ensino secundário brasileiro e um aumento da presença de disciplinas científicas no currículo desse curso, examinamos as recomendações oficiais para o ensino de Física de 1931até 1961, quando foi promulgada a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Procuramos investigar como o uso do tubo de Newton aparece em livros didáticos de Física para a educação secundária, editados em nosso país, no período delimitado. Em nossas conclusões consideramos que o conhecimento histórico pode ajudar a compreender aspectos relevantes a respeito do papel da experimentação no ensino de Física em nossos dias.
- 2013
- IX Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias, v. extra, p. 3775-3779, 2013.
- 3775-3779
- Instrumentos antigos
- História do ensino de ciências e de física
- Ensino de Física
- http://congres.manners.es/congres_ciencia/gestio/creacioCD/cd/htm/autor_Z.html
- Acesso restrito
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/124714
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.