You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/124714
Title: 
Instrumentos antigos para o ensino de física: o tubo de Newton e seu uso no passado
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
0212-4521
Abstract: 
O objetivo deste estudo é buscar compreender aspectos do trabalho experimental no ensino de Física no Brasil no passado, focalizando um instrumento antigo - o tubo de Newton. Considerando que a partir da Reforma Francisco Campos, em 1931, houve uma expansão do ensino secundário brasileiro e um aumento da presença de disciplinas científicas no currículo desse curso, examinamos as recomendações oficiais para o ensino de Física de 1931até 1961, quando foi promulgada a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Procuramos investigar como o uso do tubo de Newton aparece em livros didáticos de Física para a educação secundária, editados em nosso país, no período delimitado. Em nossas conclusões consideramos que o conhecimento histórico pode ajudar a compreender aspectos relevantes a respeito do papel da experimentação no ensino de Física em nossos dias.
Issue Date: 
2013
Citation: 
IX Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias, v. extra, p. 3775-3779, 2013.
Time Duration: 
3775-3779
Keywords: 
  • Instrumentos antigos
  • História do ensino de ciências e de física
  • Ensino de Física
Source: 
http://congres.manners.es/congres_ciencia/gestio/creacioCD/cd/htm/autor_Z.html
URI: 
Access Rights: 
Acesso restrito
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/124714
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.