You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/125059
Title: 
A concepção de cultura em Vigotski: contribuições para a educação escolar
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1519-549X
Abstract: 
Este trabalho analisa a concepção de cultura em Vigotski, procurando responder qual a ideia de cultura presente na obra desse autor para, a partir dela, destacar a importância do ensino escolar no desenvolvimento dos indivíduos. A influência da cultura sobre o desenvolvimento psicológico era estudada por esse autor a partir da análise do processo de emprego de signos como meios auxiliares das funções psíquicas, transformando-as de funções espontâneas em funções voluntárias. As funções psíquicas mediadas pelo uso dos signos existentes na cultura eram consideradas como funções superiores por Vigotski, sendo assim, imprescindíveis para o desenvolvimento do homem. A cultura para este autor é produto das leis históricas determinadas pelas condições concretas da existência humana e, assim sendo, o homem nessa perspectiva produz cultura, mas também é fruto das relações sociais, que são internalizadas por ele e que se expressam na forma de funções psíquicas.
Issue Date: 
2011
Citation: 
Revista Psicologia Política, v. 11, n. 22, p. 345-358, 2011.
Time Duration: 
345-358
Source: 
http://www.fafich.ufmg.br/~psicopol/seer/ojs/viewarticle.php?id=325
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/125059
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.