Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/125201
- Title:
- O ensino de português para hispanofalantes no contexto virtual do Teletandem
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 1942-0986
- Propusemos, neste trabalho, um estudo a respeito do ensino de português para falantes de espanhol no contexto virtual do Teletandem, um projeto que tem como objetivo promover a interação entre estudantes brasileiros, alunos da FCL / Assis - UNESP, no caso, e estudantes de universidades estrangeiras a fim de compartilharem os conhecimentos das línguas que dominam. Para tanto, enfocaremos os aspectos de ordem linguística e discursiva que emergem em sessões de interação em Teletandem entre alunos da universidade brasileira ensinando o português a alunos falantes de espanhol de uma universidade mexicana, tomando como referencial teórico a Análise do Discurso Crítica. Os dados foram coletados durante o ano de 2012. A análise mostrou que alunos com um nível mais avançado de proficiência têm um maior aproveitamento das interações, porque conseguem aprofundar mais os temas e que variáveis como: nível de proficiência, motivação, formação escolar anterior, conhecimento de mundo, domínio de ferramentas tecnológicas e controle da ansiedade diante do novo também influenciam. Devido à proximidade das línguas, esse contexto virtual de aprendizagem requer a presença de um mediador que sinaliza aos aprendizes questões que devem ser consideradas.
- 2013
- Portuguese Language Journal, v. 07, p. 1-20, 2013.
- Teletandem
- Análise de Discurso Crítica
- Português para falantes de Espanhol
- http://www.ensinoportugues.org/archives/archived-articles/
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/125201
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.