You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/126590
Title: 
Uma discussão sobre os conceitos de fronteira e território no ensino fundamental, anos iniciais, de Geografia
Author(s): 
Rodrigues, Aline de Lima
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
  • The guiding concepts of Geographical Science have been submitted to significant theoretical and methodological reviews throughout the history of geographical thinking. However, regarding geography teaching, discussing these changes is still recent and it requires, is some cases, theoretical knowledge for a more adequate analysis. The present research is focused in analyzing the concepts of border and territory in basic education - early grades of Geography, understanding the relations of power and sovereignty that define territories and national borders as something beyond a simple political-administrative limit. Hence, concepts of border and territory were analyzed in didactic books, which were selected by the PNLD (Brazilian National Textbook Program) (2011), seeking to: (a) discuss the meaning of border and territory, facing transformations in the organization of the geographical space, and (b) analyze the concepts adopted and the meanings of border and territory in basic education, early grades of Geography. Structurally, the research was performed in stages. First, structuring and operation of core concepts were executed through the reading of specialized works. Later, a research was carried out on the concepts of border and territory in the collections selected: Novo Interagindo - com a Geografia, Projeto Prosa, Porta Aberta - Geografia, and Projeto Eco, all collections from 2011. The final analysis of the results was led by the theoretical approach of the theme, regarding both the etymological evolution of border and territory concepts and the approach in didactic Geography books for basic education
  • Os conceitos norteadores da Ciência Geográfica passaram por revisões teórico-metodológicas significativas ao longo da história do pensamento geográfico. No entanto, no ensino de geografia, a abordagem dessas mudanças é ainda recente e necessita, em alguns casos, de aprofundamento teórico para uma análise mais adequada. Na presente pesquisa, realizamos uma análise dos conceitos de fronteira e território em 04 coleções de livros didáticos, selecionadas pelo PNLD (2011), destinadas ao ensino fundamental - anos iniciais, de Geografia. Os objetivos centrais que nortearam a pesquisa foram: (a) discutir o significado de fronteira e território, diante das transformações da organização do espaço geográfico e, (b) analisar as concepções adotadas e os significados de fronteira e território no ensino fundamental, séries iniciais de Geografia. Em termos metodológicos a pesquisa realizou-se nas seguintes etapas: Primeiramente, realizou-se a estruturação e a operacionalização dos conceitos centrais, através da leitura de obras especializadas na temática sobre fronteira e território. Posteriormente, realizou-se a pesquisa das concepções de fronteira e território nas coleções selecionadas: Novo interagindo - com a Geografia (Editora do Brasil), Projeto Prosa - Geografia (Editora Saraiva Livreiros Editores), Porta Aberta - Geografia (Editora FTD) e Projeto Eco - Geografia (Editora Positivo). A análise final dos resultados orientou-se através da abordagem teórica da temática, tanto no que se refere à evolução etimológica dos conceitos de fronteira e território como sua abordagem nos livros didáticos de Geografia para o ensino fundamental. Portanto, não se pode deixar de observar que esses conceitos mudaram...
Issue Date: 
24-Apr-2015
Citation: 
RODRIGUES, Aline de Lima. Uma discussão sobre os conceitos de fronteira e território no ensino fundamental, anos iniciais, de Geografia. 2015. 182 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015.
Time Duration: 
182 f.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Geografia
  • Fronteiras
  • Geografia - Estudo e ensino
  • Territorio nacional
  • Geography
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/126590
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.