Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/126695
- Title:
- A notícia cômica: um novo formato de construir a opinião pública
- Morelli, Bianca Teixeira
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- This paper focuses on the discussion of journalistic genres, more specifically on the comic journalism, in other words, when using humor as a tool to transmit information. Supported by the definitions proposed by José Marques de Melo (2003), based on the theories of journalism presented by Nelson Traquina (2005) and Felipe Pena (2005) and relying on the teachings of Jorge Halperín (2008) and Rafael Yanes (2004) about interview techniques, this research aimed to analyze the humor as a legitimate resource and collaborator in journalism performance. For this, we analyzed, in detail, six different frames of interviews of program The Noite with Danilo Gentili, which is broadcasted from Monday to Friday by the Brazilian Television System, SBT. In this analysis, we considered the contente of interviews, the technique and the resources used by the presenter and his team, the journalistic relevance of topics and guests and the reach of the general public to information
- O presente trabalho se debruça nas discussões sobre os gêneros jornalísticos, mais especificamente sobre o jornalismo caricato, ou seja, quando se utiliza o humor como ferramenta para transmitir uma informação. Respaldando-se nas definições propostas por José Marques de Melo (2003), baseando-se nas teorias do jornalismo apresentadas por Nelson Traquina (2005) e Felipe Pena (2005) e fundamentando-se nos ensinamentos de Jorge Halperín (2008) e Rafael Yanes (2004) sobre as técnicas de entrevista, e a consulta de outros autores, esta pesquisa se propôs a analisar o humor como um recurso legítimo e colaborador no desempenho do jornalismo. Para isso, foram analisados, detalhadamente, seis diferentes quadros de entrevistas do programa talk show The Noite com Danilo Gentili, exibido pelo Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT. Nessa análise, foram considerados: o conteúdo das entrevistas, a técnica e os recursos utilizados pelo apresentador e sua equipe, a relevância jornalística dos temas e dos convidados e o alcance do público em geral à informação
- 27-Apr-2015
- MORELLI, Bianca Teixeira. A notícia cômica: um novo formato de construir a opinião pública. 2015. . Trabalho de Conclusão de Curso (bacharel em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2015.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Humorismo brasileiro
- Telejornalismo
- Opinião publica
- Jornais eletrônicos
- Jornais brasileiros
- Jornalistas - Brasil
- Brazilian wit and humor
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/126695
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.