Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/126723
- Title:
- Significação e sentimentos dos alunos quando erram na matemática
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 2175-3520
- A afetividade presente nas situações em que o erro ocorre na escola tem promovido significações negativas dos alunos em seu processo de aprendizagem. Embasada na teoria de Piaget, a presente pesquisa analisou o papel da afetividade nas significações sobre o erro de 15 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental que frequentam uma sala de apoio por apresentarem dificuldades, sobretudo, na disciplina de matemática. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, e foi aplicada com base no método clínico crítico piagetiano. O plano para a coleta de dados foi distribuído em duas etapas: E1 - Observação das interações na sala de apoio; E2 - Realização de entrevista semiestruturada para identificação das significações dos alunos. Como resultado, obteve-se: de modo geral, os alunos relacionam o erro a situações de não respeito às regras e, especialmente, de desobediência ao professor. Nas significações referidas ao erro com a presença do professor, prevalecem sentimentos como a culpa e o desânimo; com relação aos colegas, não há muita diferença, já que o erro está relacionado a sentimentos como a culpa, raiva e desânimo. Com relação ao processo de aprendizagem, os alunos compreendem o erro como ação fora deste processo, demonstrando, em tais situações, pouco interesse, esforço e implicação.
- 2015
- Psicologia da Educação, n. 38, p. 120-137, 2015.
- 120-137
- Significações
- Afetividade
- Erro
- Piaget
- Sala de apoio
- http://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/22800
- Acesso restrito
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/126723
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.