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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/126773
Title: 
A formação escolar em debate: racionalidade, burocracia e desencantamento
Author(s): 
Institution: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Universidade Estadual de Maringá (UEM)
ISSN: 
1679-8775
Abstract: 
  • Este artículo propone una discusión sobre la educación escolar tomando como punto de partida la burocracia, la racionalidad y el concepto de desencantamiento del mundo propuesto por Max Weber. Finalmente, se discuten los impactos a la subjetividad de los principales involucrados en el proceso educativo - profesores y alumnos - para señalar posibles movimientos que hacen más dinámico las relaciones humanas en la educación institucionalizada.
  • Este artigo propõe a discussão da educação escolar tomando como ponto de partida a burocracia, a racionalidade e o conceito de desencantamento do mundo proposto por Max Weber. Por fim, discutimos os impactos para a subjetividade dos principais envolvidos no processo educacional – professor e aluno – para sinalizar possíveis movimentos que tornem mais dinâmica as relações humanas na educação institucionalizada.
Issue Date: 
2013
Citation: 
Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, v. 1, n. 20, p. 221-240, 2013.
Time Duration: 
221-240
Keywords: 
  • Racionalidad
  • Burocracia
  • Desencanto del mundo
  • Educación escolar
  • Racionalidade
  • Burocracia
  • Desencantamento do mundo
  • Educação escolar
Source: 
http://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/9699
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/126773
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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