Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/127149
- Title:
- Novas faces da violência escolar: possíveis diálogos entre moral e violência
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 1809-8207
- A violência, fenômeno multifacetado e socialmente recorrente, há muito invadiu os muros das escolas. Diversos são os relatos sobre manifestações de violência na escola que vão desde a violência simbólica, verbal até a física. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo compreender as atuais concepções sobre a violência e articular estas com as teorias do desenvolvimento da moralidade humana, com o intuito de estudar as formas de como essa violência, segundo a teoria do desenvolvimento moral, aparece nas escolas na contemporaneidade. Concluímos que as teorias do desenvolvimento moral, tanto na sua parte teórica quanto metodológica, andam se tornando fundamentais na busca de diálogos que promovam mais amadurecimento de conceitos como: a dignidade, a justiça, a bondade, a solidariedade e ao respeito a outros seres humanos, com o intuito de promover uma educação pacificadora e, desta forma, anular significativamente a violência e a sua banalização, principalmente nas escolas.
- 2013
- Colloquium Humanarum, v. 10, p. 609-615, 2013.
- 609-615
- Violência
- Desenvolvimento moral
- Escola
- Contemporaneidade
- Bulliyng
- http://www.unoeste.br/site/enepe/2013/suplementos.aspx?area=Humanarum
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/127149
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.