Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/127230
- Title:
- Educação infantil e políticas públicas: algumas considerações a partir de um estudo de caso
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
- 1809-8207
- O presente estudo tem como objetivos discutir a função da creche e da pré‐escola no contexto das políticas públicas para a educação infantil, bem como refletir sobre a formação necessária aos profissionais da educação infantil para alcançar uma melhor qualidade do atendimento. A pesquisa foi realizada por meio de um formato de investigação caracterizado como estudo de caso etnográfico. Essa forma de pesquisa nos permitiu conhecer, em maior profundidade, a cultura de uma instituição e as perspectivas dos profissionais que participavam de seu cotidiano. Nesse sentido, realizamos observações sistemáticas da rotina institucional, bem como, entrevistas não‐ estruturadas e semi‐estruturadas com as educadoras que atuavam na creche e na pré‐escola. O estudo evidenciou distinções quanto à escolaridade, à jornada de trabalho das educadoras que atuavam na creche e na pré‐escola, bem como nos objetivos educacionais estabelecidos para essas modalidades de atendimento a infância. As concepções das educadoras acerca dos objetivos da Educação Infantil retratam uma visão compensatória e preventiva.
- 2012
- Colloquium Humanarum, v. 9, n. especial, p. 816, 2012.
- 816-824
- Educação Infantil
- Políticas públicas
- Formação de educadores
- http://www.unoeste.br/site/enepe/2012/suplementos/area/Humanarum/Ci%C3%AAncias%20Humanas/Educa%C3%A7%C3%A3o/EDUCA%C3%87%C3%83O%20INFANTIL%20E%20POL%C3%8DTICAS%20P%C3%9ABLICAS%20ALGUMAS%20CONSIDERA%C3%87%C3%95ES%20A%20PARTIR%20DE%20UM%20ESTUDO%20DE%20CASO.%20CONSIDERA%C3%87%C3%95ES%20A%20PARTIR%20DE%20UM%20ESTUDO%20DE%20CASO.pdf
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/127230
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.