Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/127983
- Title:
- Informática na Educação de jovens e adultos: Análise de um Programa de Intervenção a favor da inclusão social e digital
- Amparo, Matheus Augusto Mendes
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
- The present study is linked to the research Practices and Formation Processes in Education a Post-graduation studies program in Education at Faculdade de Ciências e Tecnologias- UNESP, Presidente Prudente/SP Campus and it has as its study object the Teaching Young and Adult Education (EJA) method and the importance of the social and digital inclusion for learners so they can exercise their citizenship in the current society. Therefore, the problem of the research is: how to develop an intervention program in computer science focused on Youth and Adult Education having in mind the social and digital inclusion of learners? To do this, the general objective of this research was to develop and analyze a computer intervention program in Young and Adult Education and its possible contributions to the process of social and digital inclusion of these students. This paper had as theoretical contribution studies related to the education of Young people and Adults, Information Society and Knowledge, Social and Digital Inclusion and Technologies in Education. The survey took place between the years 2013 and 2014 in a room of EJA in a city school in Presidente Prudente/SP. It was characterized as a qualitative approach and it has used as its technical procedure the interventional research. For the data collection it was used the interview, the form and notes, the records were made by means of filling out diaries and pictures and the data analysis was performed by content analysis...
- O presente estudo tem vínculo com a linha de pesquisa Práticas e Processos Formativos em Educação do programa de pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologias - UNESP, Campus de Presidente Prudente/SP e tem como objeto de estudo a modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a importância da inclusão social e digital para que os educandos que a compõem possam exercer sua cidadania na sociedade atual. Diante disto, o problema da pesquisa caracterizou-se em: Como desenvolver um programa de intervenção em Informática voltado para a Educação de Jovens e Adultos tendo em vista a inclusão social e digital dos educandos? Neste sentido, o objetivo geral da pesquisa foi desenvolver e analisar um programa de intervenção em Informática na Educação de Jovens e Adultos e suas possíveis contribuições no processo de inclusão social e digital dos educandos. O estudo teve como aporte teórico estudos relacionados à Educação de Jovens e Adultos, Sociedade da Informação e do Conhecimento, Inclusão Social e Digital e Tecnologias na Educação. A pesquisa ocorreu entre os anos de 2013 e 2014 com uma sala de EJA de uma escola da rede municipal da cidade de Presidente Prudente/SP, caracterizou-se como uma abordagem qualitativa e utilizou como procedimento técnico a pesquisa-intervenção. Para a coleta de dados utilizou-se a entrevista, o formulário e observações, os registros foram feitos por meio do preenchimento de diários de campo e de fotografias e a análise de dados foi realizada por meio da análise de conteúdo...
- 19-Feb-2015
- AMPARO, Matheus Augusto Mendes. Informática na Educação de jovens e adultos: Análise de um Programa de Intervenção a favor da inclusão social e digital. 2015. 170 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015.
- 170 f. : il.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Educação
- Educação de adultos
- Informática na educação
- Integração social
- Qualificações profissionais
- Education
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/127983
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.