Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/128184
- Title:
- Imagem organizacional e contação de histórias: um estudo sobre o uso do storytelling como recurso estratégico de comunicação
- Bueno, Daniele Aparecida
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- With the actual context of globalization and with advance of information and communication technologies, especially on the internet, the ways in which individuals relate and communicate have changed. Then, it comes a new dynamic of creation, production and distribution of messages, accompanied to a reality of information overloaded as a result of the diversity of emission sources which makes it difficult to attract the attention of individuals. Thus, the communication process in organizations has to go through a reconfiguration in order to adapt to these changes, seeking a strong position and new strategies to reach your audience. In this sense, many organizations are using storytelling to transmit their messages. Then, the objective is to understand how this narrative format can be a strategic resource of communication and also understand how the stories of common people help to produce identification, relationship and to strengthen the organizational image. Therefore, it analyzes, through the content analysis method and categorization technique, three videos that are constituted as storytelling, especially those based on people experience. It is expected that this research may contribute to the theoretical and methodological study of the adoption of new communication strategies, such as this narrative format
- Em meio ao contexto da globalização e do avanço das tecnologias de informação e comunicação, destacadamente da internet, as formas como os indivíduos se relacionam e se comunicam se modificaram. Surge, então, uma nova dinâmica de criação, produção e distribuição de mensagens, acompanhada a uma realidade de sobrecarga informativa resultante da diversidade de fontes emissoras, que torna cada vez mais difícil despertar a atenção dos indivíduos. Assim, o processo comunicacional nas organizações tende a passar por uma reconfiguração, a fim de se adaptar a essas mudanças, buscando um posicionamento forte e novas estratégias para atingir seu público. Neste sentido, muitas organizações estão utilizando o storytelling para transmitir suas mensagens. Deste modo, objetiva-se compreender como este formato narrativo pode ser um recurso estratégico da comunicação e, ainda, entender como a história de pessoas comuns contribui para gerar identificação e relacionamento e firmar a imagem organizacional. Para tanto, busca-se analisar, por meio do método de análise de conteúdo e da técnica de categorização, três vídeos que se constituem como storytelling, especialmente aqueles baseados na experiência de pessoas. Espera-se que a presente pesquisa contribua para o estudo teórico e metodológico quanto à adoção de novas estratégias de comunicação, a exemplo deste formato narrativo
- 6-May-2015
- BUENO, Daniele Aparecida. Imagem organizacional e contação de histórias: um estudo sobre o uso do storytelling como recurso estratégico de comunicação. 2015. . Trabalho de Conclusão de Curso (bacharel em Comunicação Social - habilitação em Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2015.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Memória na literatura
- Arte de contar historias
- Comunicação nas organizações
- Contadores de historias
- Histórias de aventuras
- Relações publicas
- Memory in literature
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/128184
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.