You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/128252
Title: 
Profissão professora?: a educação infantil no cenário da profissionalização docente
Author(s): 
Dorta, Natália Maria Pavezzi
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Sponsorship: 
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Sponsorship Process Number: 
FAPESP: 2014/01599-6
Abstract: 
O presente trabalho de pesquisa teve por objetivo central identificar e caracterizar aspectos relativos às representações que as profissionais que atuam nos anos iniciais da escolarização (Educação Infantil) tem sobre si mesmas, sobre o trabalho que realizam e sobre seu papel e lugar na profissão docente. Levando em consideração a produção que já vem sendo realizada na área, aprofundamos a temática, ao abordar algumas fragilidades que marcam a docência nesse nível, mesmo em um contexto caracterizado por um processo de profissionalização do magistério que inclui, entre outros fatores, uma elevação do nível de formação requerido para seu exercício. Uma primeira incursão pela produção acadêmica atual referente à Educação Infantil possibilitou perceber a existência de imprecisões e polêmicas importantes no que se refere à caracterização do trabalho e da identidade profissional das professoras que atuam nesse nível de ensino. Esses dados sugerem questionamentos acerca do lugar social e do valor simbólico atribuído ao trabalho realizado por essas docentes e sobre o lugar que as mesmas ocupam no campo profissional docente e, de forma mais ampla, no campo educacional
Issue Date: 
2015
Citation: 
DORTA, Natália Maria Pavezzi. Profissão professora?: a educação infantil no cenário da profissionalização docente. 2015. 106 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.
Time Duration: 
106 f.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Educação pre-escolar
  • Professores
  • Professores - Regulamentação
  • Representações sociais
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/128252
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.