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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/128255
Title: 
Principais modificações na pós-graduação no Brasil e suas implicações na qualidade de vida dos professores universitários
Author(s): 
Moruzzi, Vanessa Garcia Vaz
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
  • This work aimed to point out the major changes in post-graduation and their implications on professor's well-being. For this proposal, exploratory research was carried out using books and periodicals, indexed in SciELO and Web of Science. We tried to emphasize research published in the last decade. The subject is difficult to bound, as the definition of quality of life itself depends on geographical and cultural aspects. Thus, the main aspects that surround this controversial issue were selected, with no claim to exhaust it. It is pretty clean that university managers believe that the university must meet the productivist requirements. Therefore, university and undergraduate, which in the recent past were spaces of thinking, became a series production space. In this scenario it is not enough pure research and long-term, but the rapid and direct research. Also, some studies already show the relationship between the work of public universities and health issues. It is believed that the deleterious relationship between the productivist pressure and the teacher's quality of life will be quite evident in a near future
  • Esse trabalho de conclusão de curso visou apontar as principais mudanças recentes na pós-graduação e suas implicações na qualidade de vida docente. Para tal, foi realizada pesquisa exploratória em referências na forma de livros e em publicações periódicas indexadas no Scielo e Web of Science. Buscou-se enfatizar pesquisas publicadas na última década. O tema é de difícil delimitação, visto que a própria definição de qualidade de vida encontra diversos significados e depende de aspectos geográficos e culturais. Dessa forma, optou-se por selecionar os principais aspectos que circundam esse polêmico tema, sem nenhuma pretensão de esgotá-lo. Por meio das pesquisas realizadas pode-se constatar que há por parte dos gestores o entendimento de que a universidade deve atender aos requisitos produtivista. Assim, universidade e a pós-graduação, que em passado recente eram espaços do pensar e do desenvolver, passaram a ser um espaço de produção em série. Nesse cenário não basta a pesquisa pura e em longo prazo, mas sim a pesquisa rápida e direta diante da necessidade de publicar e de ser citado no meio acadêmico, para pseudo comprovação de que o estudo foi relevante. Como consequência, alguns trabalhos já apontam a relação entre o trabalho de docentes de universidades públicas e a saúdo do professor. Acredita-se que o tempo tratará de nos apresentar de forma inconteste a relação deletéria entre a pressão produtivista e a qualidade de vida do docente
Issue Date: 
2015
Citation: 
MORUZZI, Vanessa Garcia Vaz. Principais modificações na pós-graduação no Brasil e suas implicações na qualidade de vida dos professores universitários. 2015. 41 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.
Time Duration: 
41 f.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Educação
  • Pos-graduação
  • Qualidade de vida
  • Qualidade de vida no trabalho
  • Professores universitários
  • Brasil
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/128255
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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