Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/131722
- Title:
- Escola de tempo integral: uma análise do processo de implantação na Escola Estadual Carolina Augusta Seraphim. -
- Batista, Loide de Oliveira
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- No Brasil a educação é um tema delicado, com histórico de índices de reprovação e evasão escolar altos, escolas públicas em condições precárias em muitas regiões e profissionais da área pouco valorizados. As políticas públicas são uma importante ferramenta quando se busca sanar todos estes problemas. Uma proposta que vem sendo implantada no Estado de São Paulo é o das Escolas de Tempo Integral, em que os alunos têm a oportunidade de passar mais tempo na escola, com atividades diferenciadas e um modelo diferente da escola comum. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar a proposta do modelo e a implementação do mesmo na Escola Estadual Carolina Augusta Seraphim, localizada em Rio Claro. Para a análise de conteúdo, realizada neste trabalho, foi feito o levantamento de material bibliográfico referente ao tema de Escola de Tempo Integral, principalmente no Estado de São Paulo. Também foram analisados documentos e materiais disponíveis no blog da EE Carolina Augusta Seraphim. Podem ser destacados pontos positivos do Programa, como a dedicação exclusiva da equipe gestora, a valorização dos profissionais envolvidos, a participação mais aproximada da comunidade e família dos alunos, a possibilidade que os estudantes têm de pensar e planejar seu futuro. Existem ainda questões a serem melhor debatidas, analisadas ou até mesmo aprimoradas, devido às particularidades de cada escola e até mesmo inovações tecnológicas que podem ser usadas como ferramentas de ensino. Essas são algumas das questões abordadas e analisadas ao longo do trabalho
- 2015
- BATISTA, Loide de Oliveira. Escola de tempo integral: uma análise do processo de implantação na Escola Estadual Carolina Augusta Seraphim. -. 2015. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.
- 38 f.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Educação e Estado
- Educação integral
- Politicas publicas
- Pesquisa bibliografica
- Rio Claro (SP)
- São Paulo (Estado)
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/131722
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.