You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/131785
Title: 
Influência da violência no esporte sobre espectadores de MMA: análise de percepções e comportamentos
Author(s): 
Camargo, Henrique Michelin Dias
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
  • Modern society lives daily with groups of human beings who have high rates of aggression and violence. Scholars in the field point to the influence of certain environmental condition for the development of aggressive behavior. Among such circumstances, we can quote various aspects including the influence of media, and more specifically, the MMA (Mixed Martial Arts). The MMA is now one of the world's most popular sport, having international visibility through your largest organization, the UFC® (Ultimate Fighting Championship). The sport's global coverage is surely source of influence for our children and adolescents, who without the correct direction, can take the scenes seen in the sport as common facts of everyday life, making aggression and violence acceptable behaviors in their lives. Many studies show behavioral changes related to violent practices in virtue of exposure of individuals to aggression scenes by media. Works provide some interesting theoretical models to explain the observational learning. Under such aspects, the determined reality brings a need for in-depth studies on the subject addressed, looking for a better understanding of relations between the sport's violence and your influences on social behavior of individuals in this context, and then, look for possible solutions to deal with the problem pre supposed
  • A sociedade moderna convive, diariamente, com grupos de seres humanos que apresentam altos índices de agressividade e violência. Estudiosos da área chamam a atenção para a influência de determinadas circunstância ambientais para o desenvolvimento do comportamento agressivo. Entre tais circunstâncias, podemos citar diversos aspectos, entre eles a influência dos meios midiáticos, e mais especificamente, o MMA (sigla inglesa para Artes Marciais Mistas). O MMA é atualmente um dos esportes mais populares do mundo, tendo visibilidade internacional por meios de sua maior organização o UFC® (Ultimate Fighting Championship). A abrangência praticamente total do globo pela modalidade é, indiscutivelmente, fonte de influência para nossas crianças e adolescentes, que sem o direcionamento correto, podem se apropriar desse esporte como algo corriqueiro da vida cotidiana, tornando agressão e violência comportamentos aceitáveis em suas vidas. Muitos estudos evidenciam alterações comportamentais relacionadas a práticas violentas em virtude da exposição dos sujeitos à cenas de agressão por meios midiáticos. Trabalhos fornecem alguns interessantes modelos teóricos para explicar a aprendizagem por observação. Em virtude de tais aspectos, o determinado quadro traz a necessidade de estudos aprofundados sobre a temática abordada, procurando um melhor entendimento das relações entre a violência no esporte e suas influências no comportamento social dos indivíduos inseridos nesse contexto para, a partir daí, buscar soluções possíveis para o enfrentamento do problema pré suposto
Issue Date: 
2015
Citation: 
CAMARGO, Henrique Michelin Dias. Influência da violência no esporte sobre espectadores de MMA: análise de percepções e comportamentos. 2015. 32 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.
Time Duration: 
32 f.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Esportes - Aspectos psicológicos
  • Violencia nos esportes
  • Artes marciais mistas
  • Esportes - Torcedores
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/131785
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.