Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/131794
- Title:
- O estudo errado e a escola conivente: a escola como reprodutora das estruturas do capitalismo
- Barciela, Francisco Galvão do Amaral Pinto
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- A escola possui um papel fundamental em nossa estrutura social contemporânea ocidental. Ela interage dialeticamente com nossa sociedade sendo um local reprodutor e alterador de valores, crenças e hábitos em que quase todos frequentam por mais de uma década. Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo trazer reflexões sobre a função da escola, a quem ela serve e porque, analisando a música Estudo Errado de Gabriel, o Pensador, dialogando com autores que abordam a escola em uma perspectiva crítica, como os críticosreprodutivistas, Althusser e Bourdieu, mas também com Gramsci, Foucault, entre outros. Os questionamentos sobre a função da escola e seus interesses constantemente são feitos de maneira superficial e se aprofundados poderiam colaborar para uma maior criticidade e transformação do cotidiano e da prática escolar. A pesquisa se desenvolverá em uma abordagem qualitativa e a metodologia utilizada será pesquisa bibliográfica, análise documental, através da análise de conteúdo. Meu intuito com este trabalho é discorrer sobre as forças que direcionam a escola, desconstruir a aparente neutralidade que a escola possui no imaginário popular e trazer a tona que a escola é produto de um conflito social
- 2015
- BARCIELA, Francisco Galvão do Amaral Pinto. O estudo errado e a escola conivente: a escola como reprodutora das estruturas do capitalismo. 2015. 63 p. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.
- 63 p.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Gabriel, o Pensador, 1974-
- Educação
- Capitalismo
- Critica
- Musica - Analise, apreciação
- Pesquisa bibliografica
- Análise documentária
- Educação e Estado
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/131794
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.