Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/131827
- Title:
- A geometria tridimensional apresentada nos livros didáticos de matemática do 5º ano do ensino fundamental
- Santos, Edinéia Cristina dos
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- O presente trabalho realiza um estudo referente à Geometria Tridimensional, no que tange a sua metodologia apresentada nos livros didáticos de Matemática. Esse instrumento tem passado por um processo de avaliação mais rigoroso nas últimas décadas pelos órgãos governamentais para a promoção do livro com qualidade o que é importante, porém uma análise crítica de seus conteúdos é essencial para que esse instrumento torne-se adequado a cada realidade e um aliado no planejamento do educador no processo de ensino e aprendizagem da Geometria. Essa disciplina é considerada por vários autores e especialista da educação como um conhecimento muito pertinente para a formação integral do aluno, ao proporcionar o desenvolvimento do raciocínio visual, espacial e lógico, abrangendo também a formação cultural e profissional. Nesse sentido, considerando a importância da escolha de um livro adequado e coerente para a qualidade desse ensino, objetivouse com esse estudo realizar uma análise e reflexão sobre os conteúdos da Geometria Tridimensional apresentada em dois livros didáticos de matemática do 5º ano do ensino fundamental submetidos aos critérios eliminatórios do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD (2013) e aprovado pelo Ministério da Educação. Mediante levantamento bibliográfico da literatura pertinente e análise de documentos oficiais foi possível verificar que os mesmos apresentaram progressos em alguns aspectos atendendo de forma parcial as propostas atuais para esse ensino demonstrando que ainda precisam evoluir
- 2015
- SANTOS, Edinéia Cristina dos. A geometria tridimensional apresentada nos livros didáticos de matemática do 5º ano do ensino fundamental. 2015. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.
- 49 f.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Matemática - Estudo e ensino
- Aprendizagem
- Geometria
- Livros didáticos
- Raciocínio
- Cognição
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/131827
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.